A CEM e o Instituto de Habitação oferecem inspecção de instalações eléctricas a idosos que residem em casas de habitação social

Macau, 6 de Setembro de 2022

Passaram-se seis anos desde que a CEM encetou a sua colaboração com o Instituto de Habitação para fornecer gratuitamente a inspecção e manutenção de instalações eléctricas a idosos residentes em casas de habitação social ao abrigo do Programa Comunitário. Este ano, a CEM e o Instituto de Habitação providenciaram electricistas para verificar a segurança eléctrica de 20 idosos, que foram indicados pelo Instituto de Habitação. Durante a visita às suas residências, Chan Kuan Kit, Chefe da Divisão de Habitação Social do Instituto de Habitação e Jaclyn Iun, Gestora Sénior do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, juntos cumprimentaram os idosos enquanto lhes entregaram alimentos e kits de prevenção epidémica. Um dos idosos, a Sra. Kwok, de 92 anos, agradeceu à equipa de voluntários da CEM e do Instituto de Habitação pela ajuda na inspecção e remodelação das instalações eléctricas. Devido à recente onda de calor, as instalações eléctricas registaram contínuas falhas de energia e ela não sabia o que fazer. Sentiu-se aliviada por tudo ficar a funcionar normalmente após inspecção, reparação e explicação por parte dos vários profissionais.

Jaclyn Iun disse que recentemente em Macau ocorreram dois incêndios provocados por curtos-circuitos em cabos e electrodomésticos, sendo que um dos incidentes envolveu vítimas. As instalações eléctricas domésticas muitas vezes apresentam problemas devido ao mau estado de conservação ou uso inadequado, que não apenas afectam o consumo diário de electricidade, mas também aumentam os perigos potenciais. Portanto, os cidadãos devem prestar atenção à segurança eléctrica e levá-la a sério. A CEM tem vindo a promover a segurança e a poupança de energia através de diversos canais e actividades de divulgação. A CEM tem vindo também a prestar especial atenção aos idosos que vivem sozinhos, famílias carenciadas e pessoas com necessidades especiais, ajudando-os a inspeccionar e a reparar as instalações eléctricas ao abrigo do Programa Comunitário por forma a garantir a sua segurança.

O Programa Comunitário foi lançado em 2000, tendo a CEM sido uma das primeiras organizações em Macau a lançar tais serviços. Através deste programa, electricistas voluntários da CEM proporcionam gratuitamente inspecções de segurança e reparação de instalações eléctricas de idosos que vivem sozinhos, famílias carenciadas e pessoas com necessidades especiais. Além de aceitar casos indicados por organizações locais, a CEM também incentiva os cidadãos a referenciar pessoas necessitadas (os beneficiários devem ser portadores de Cartões de Beneficiário válidos emitidos pelo Instituto de Acção Social). Para mais informações e pedidos, consulte o site www.cem-macau.com ou ligue para 8393 1206.

Por outro lado, foi lançado no final de 2020 o “Programa de Subsídio de Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos”. Os accionistas da CEM contribuíram com 30 milhões de Patacas para subsidiar a remodelação de instalações eléctricas em áreas comuns de edifícios “three-nil” em perigo eminente para ajudar os moradores a resolver problemas de segurança de electricidade. A remodelação abrange as instalações eléctricas nas áreas comuns de todo o edifício, incluindo o quadro-geral de baixa tensão, o quadro de colunas, a caixa de contadores, a(s) coluna(s) montante(s) e a caixa de colunas. Além disso, tendo em conta a crescente procura de energia entre os residentes, a capacidade de fornecimento de energia das instalações eléctricas nas áreas comuns também será aumentada durante a remodelação, pelo que os residentes podem solicitar o aumento da potência contratada após a remodelação.

Até ao momento, a CEM enviou 600 convites. Um total de 22 edifícios tiveram a sua remodelação concluída com sucesso, e 53 edifícios estão em andamento ou em fase preliminar de planeamento. Após a conclusão, mais de 1.300 habitações serão beneficiadas pelo programa. Os cidadãos que tenham recebido a “Carta Convite do Programa de Subsídio” enviada pela CEM podem contactar a CEM e várias associações para obter mais detalhes.