CEM e UGAMM co-organizam seminário para promover o “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos” junto dos proprietários do Edf. San Mei On

Macau, 29 de Maio de 2022

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) e a União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM) co-organizaram recentemente um seminário para apresentar o “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos” aos proprietários do Edf. San Mei On. Detalhes do programa e os riscos de segurança encontrados nas instalações eléctricas das áreas comuns do Edf. San Mei On foram apresentados para incentivar os proprietários a aderirem activamente ao programa.

O Edf. San Mei On de 50 anos é um edifício ‘three-nil’ (ou seja, sem entidades de gestão, organizações de moradores e empresas de gestão de condomínios) com falta de reparação e manutenção a longo prazo. Após inspecção e avaliação por parte de engenheiros da CEM, verificou-se que as instalações eléctricas das áreas comuns do Edf. San Mei On apresentavam vários riscos de segurança ocultos que poderiam colocar seriamente em risco a vida dos moradores e transeuntes. As respectivas instalações eléctricas terão que ser substituídas ou remodeladas o mais rápido possível. No prédio, os canos de água e os fios eléctricos estão todos emaranhados, e os fios conectados incorrectamente podem ser vistos por todo o lado. Além disso, foram detectados vazamentos de água, pingando da caixa de colunas (CCL) para o painel do contador, o que levaria a um curto-circuito e risco de choque eléctrico na passagem dos moradores. Um acidente de incêndio seria provável se os problemas fossem continuamente ignorados. A desordem dos fios eléctricos também afecta significativamente a manutenção de rotina e a resolução de problemas das instalações eléctricas. Além disso, os contadores do Edf. San Mei On não possuem protecção das caixas de contadores, e os disjuntores (MCB) podem ser facilmente atingidos por objectos ou tocados acidentalmente por transeuntes, afectando o uso diário de electricidade dos moradores. Os painéis de contadores envelhecidos e danificados não conseguem suportar os contadores de forma eficaz, resultando em mau contacto entre os contadores e os fios eléctricos, o que também aumenta o risco de curto-circuito e até incêndio.

No seminário, a CEM solicitou aos proprietários do Edf. San Mei On para enfrentarem os problemas identificados e aproveitarem a oportunidade para participar no “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos”, de forma a garantirem a segurança do uso da electricidade. Os residentes que agora participem no programa de subsídio da CEM para melhorar as suas instalações eléctricas das áreas comuns serão subsidiados em 80% do custo total do projecto. A CEM responsabilizar-se-á também pela supervisão técnica e orientará os trabalhos dos empreiteiros para que executem os projectos de forma ordenada de acordo com a lei e regulamentação em vigor.

O “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos” da CEM visa ajudar os proprietários de edifícios “three-nil” com mais de 30 anos e menos de sete andares na melhoria das instalações eléctricas das áreas comuns para eliminar os riscos de segurança eléctrica. A remodelação abrange as instalações eléctricas das áreas comuns de todo o edifício, incluindo o quadro-geral de baixa tensão, o quadro de colunas, a caixa de contadores, a(s) coluna(s) montante(s) e a caixa de colunas. Quanto aos edifícios em zonas baixas, as respectivas instalações serão movidas para um local mais alto ao mesmo tempo. Após a remodelação, as instalações eléctricas das áreas comuns cumprirão com as especificações técnicas existentes da CEM. Os residentes podem solicitar o aumento da potência contratada após a remodelação.

A CEM espera cooperar com mais associações para fazer chegar a mensagem à comunidade, para partilhar informação sobre segurança eléctrica e apresentar o programa de subsídio aos cidadãos, como forma de sensibilização para a importância da manutenção das instalações eléctricas das áreas comuns nos edifícios e angariar participação para o programa. Os cidadãos que tenham recebido a “Carta Convite do Programa de Subsídio” enviada pela CEM podem contactar a CEM e as associações para obter detalhes do programa. Quem não recebeu carta convite mas tem interesse em aderir ao programa pode contactar a CEM através do n.o de telefone 2833 9911.