Federação das Associações de Operários de Macau

A CEM realiza seminários para promover poupança de energia e segurança

Macau, 21 de Setembro de 2020

Para apoiar a política de protecção ambiental do Governo da RAE de Macau e promover a eficiência e conservação energética, a CEM juntou-se ao Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético para realizar a “Actividade de Poupança de Energia de Macau” durante 12 anos consecutivos, convidando todos os clientes residenciais de Macau, comissões de proprietários, empresas de gestão de condomínios, hotéis e resorts para participar no evento. Todas as unidades participantes economizaram um total de mais de 209 milhões de kWh de electricidade e reduziram as emissões de carbono em mais de 58 milhões de quilogramas, o que equivale a plantar 2,5 milhões de árvores.

Foram realizados recentemente “Seminários sobre Poupança de Energia e Segurança” em colaboração com a União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM); a Federação das Associações de Operários de Macau (FAOM); e a Instituição de Aliança do Povo de Macau (API). De entre os representantes presentes estavam Chio Lan Ieng, Vice-Presidente da FAOM e Wong Sio San, Directora do Centro da Comunidade Toi San da FAOM; Ao Ieong Kuong Kao, Vice-Presidente da API e Un Hon Kuan, Vice-Presidente e Director da Comissão para os Assuntos Residenciais da API; Cheong Un Si, Vice-Directora do Gabinete de Serviço Social da UGAMM e Vong Hio Chong, Director em Funções do Centro de Educação Cívica da UGAMM. Da parte da CEM estiveram representantes da Direcção de Clientes: Uman Cheang, Director; Charles Leong, Gestor Sénior de Gestão de Serviços Técnicos, e Joyce Lao, Gestora Sénior de Gestão de Contacto de Clientes; bem como Cecilia Nip e Jaclyn Iun, Directora e Gestora Sénior do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial.

Os seminários foram conduzidos por Aidan Cheang, Cilia Cheng e Maggie Lei, Técnicos de Gestão de Contacto de Clientes da Direcção de Clientes, juntamente com Colin Ng e Jeffery Chan, Engenheiros de Gestão de Serviços Técnicos da Direcção de Clientes. Os tópicos incluíram os serviços de apoio ao cliente da CEM, dicas de segurança e poupança de energia para residências, bem como a importância de inspecção e manutenção periódicas das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, entre outros.

Durante os seminários, os representantes da CEM incentivaram os cidadãos a anexar as suas facturas de electricidade ou contas e-Serviços ao WeChat da CEM ou a subscrever edifícios individuais para receber notificações sobre a situação do fornecimento de energia dos respectivos edifícios em períodos de tempestade durante tufões. Enquanto isso, os engenheiros da CEM partilharam conhecimentos básicos sobre poupança de energia e como usar a energia de forma eficiente e os aparelhos eléctricos em segurança.

Além disso, os representantes da CEM falaram sobre os direitos e responsabilidades referentes às instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios e identificaram os problemas e riscos potenciais de falta de manutenção. Actualmente, existem mais de 4.000 edifícios com mais de 30 anos em Macau. As instalações eléctricas nas áreas comuns de alguns desses edifícios encontram-se em muito mais estado, a carga atingiu o limite definido no projecto inicial e não atendem aos requisitos técnicos actuais, entre outros problemas. A CEM emitiu mais de 300 avisos e notificou mais de 20.000 proprietários de imóveis através de mensagens colocadas nas facturas de electricidade nos últimos três anos. Os representantes da CEM exortaram os proprietários a tratar estas questões com seriedade, e a contratarem electricistas qualificados para inspeccionar e reparar as instalações eléctricas nas áreas comuns regularmente. A falta de manutenção nas instalações eléctricas nas áreas comuns pode resultar em falhas resultantes de curto-circuito e até incêndios, podendo causar sérios danos às instalações eléctricas e representar ameaças à segurança pessoal.

No final dos seminários, a CEM auxiliou os participantes a registarem-se no Sorteio “Acção de Poupança de 5% de Energia”, que é uma das actividades da iniciativa “Actividade de Poupança de Energia de Macau” para clientes residenciais do Grupo Tarifário A, com o objectivo de incentivar os residentes a colocarem em práctica os conhecimentos de poupança de energia no seu dia-a-dia e a desenvolverem o hábito de poupar energia. Os clientes residenciais podem participar no sorteio após o registo. Estão a competir para poupar 5% ou mais de electricidade durante os quatro meses consecutivos de Julho a Outubro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, para ganhar prémios no valor de até MOP90.000. Informações detalhadas e o registo online estão disponíveis no site do GDSE em www.gdse.gov.mo e no site da CEM em www.cem-macau.com. As inscrições online estão abertas até 30 de Setembro de 2020. Para mais informações, é favor ligar para 8393 1205.