A CEM substitui cartão de VE por aplicação móvel para optimizar a experiência do serviço de carregamento de VE

Macau, 31 de Janeiro de 2019

A CEM actualizou o Sistema de Carregamento de VE por forma a optimizar a experiência do serviço de carregamento de veículos eléctricos (VE). O actual Cartão de VE foi substituido por uma aplicação móvel com um novo e mais conveniente “Processo de Carregamento sem Cartão”, tornando o processo de carregamento mais inteligente.

Os condutores de VE necessitam apenas de fazer o download ou actualizar a App “e-Serviços da CEM”, registar-se como utilizadores e criar uma conta de carregamento de VE, de modo a que possam controlar de forma conveniente todo o processo de carregamento através do telemóvel, incluindo desbloquear o carregador de VE, iniciar e interromper o carregamento, verificar o estado do carregamento e registos anteriores, reportar problemas com o carregamento, etc.

Para apoiar a política de mobilidade verde do Governo da RAE de Macau, a CEM tem vindo activamente a expandir a rede de carregamento de VE nos últimos anos. Após a instalação de 50 carregadores rápidos em parques automóveis públicos e em espaços de estacionamento na via pública, no ano passado, actualmente existem 172 espaços de carregamento localizados em 35 parques automóveis públicos e em 5 vias públicas na Península de Macau, na Taipa e em Coloane, com uma cobertura de até 75% dos parques automóveis públicos existentes. No decorrer deste ano, a CEM vai continuar a coordenar com o Governo da RAE de Macau para identificar possíveis localizações para a instalação de mais 50 estações de carregamento rápido.

As estações de carregamento cobrem praticamente a maioria dos sistemas de carregamento padrão, incluindo o carregamento rápido do padrão Japonês CHAdeMO, o padrão Europeu DC Combo CCS2, IEC-IEC Tipo 2 trifásico de 63A, o carregamento de velocidade-média IEC Tipo 2 monofásico de 32A, e o padrão Britânico de 13A. As baterias poderão ficar carregadas até 80% em apenas 30 minutos através de carregamento rápido.

Com o rápido desenvolvimento do modo de vida inteligente, a CEM reviu no ano passado as especificações técnicas das actuais instalações eléctricas. Além de reduzir a necessidade da modificação de instalações eléctricas em áreas comuns dos edifícios, devido à determinação de energia insuficiente, os espaços de estacionamento em novos edifícios deverão estar equipados com infraestruturas de carregamento de VE, incluindo caixas especiais de distribuição, tabuleiros de cabos, cabos e tomadas, por forma a promover a utilização de VE.

Os condutores de VE poderão visitar a secção de VE no Website da CEM em https://www.cem-macau.com/pt/go-green/ev/where-to-charge/ para compreender os detalhes do “Processo de Carregamento sem Cartão” e verificar as mais recentes localizações de estações de carregamento.