Cerimónia Inaugural do 8º Mandato da Comissão de Ligação CEM-Clientes

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) realizou a Cerimónia Inaugural do 8º Mandato da Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC) no Hotel JW Marriott Macau na noite de 26 de Junho de 2018. Entre os convidados presentes na cerimónia estavam Samio Lou, Vice-director do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Iu Iu Cheong, antigo Presidente da CLC, Vong Kok Seng, Presidente da CLC, Lei Chi Fong e Iun Iok Meng, Vice-presidentes da CLC, presidentes e representantes das associações locais que integram a CLC, membros da CLC, bem como Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, Shi Yulin, Director Executivo da CEM e Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM. Os convidados testemunharam a entrega dos certificados de nomeação aos membros activos do novo mandato por Samio Lou e Bernie Leong.

Bernie Leong, discursando na cerimónia, disse que a CEM criou a CLC no início do ano 2000 com o objectivo de reunir opiniões do sector público e de negócios relativas ao fornecimento de energia e respectivos serviços. A CEM é também uma das primeiras empresas de serviço público que estabeleceu uma iniciativa deste âmbito. Sob a liderança do seu Presidente e Vice-presidentes, todos os membros da comissão deram os seus valiosos conselhos e fizeram propostas à CEM, bem como ajudaram a empresa a melhorar os seus serviços e a traçar estratégias e rumos a tomar no futuro. Bernie Leong referiu que Macau irá tornar-se uma cidade cada vez mais internacional e que a qualidade de vida exigida pelos cidadãos está constantemente a aumentar e, assim sendo, a Comissão irá ter maiores responsabilidades. O Governo da RAE de Macau lançou uma consulta pública sobre estratégias para desenvolver Macau numa cidade inteligente, bem como áreas essenciais para o desenvolvimento. A indústria da energia é muitas vezes associada com o planeamento de uma cidade inteligente. A Comissão pode trazer novas ideias a esta iniciativa. Bernie espera que a Comissão continue a servir de plataforma de comunicação entre a CEM e o público, de forma a garantir a quantidade e qualidade dos serviços de energia para atender às mais recentes necessidades de desenvolvimento da cidade. A CEM e a CLC podem trabalhar em conjunto para ir de encontro aos esforços do Governo em promover um desenvolvimento diversificado e a implementação de uma cidade inteligente, por forma a gerar crescimento económico e desenvolvimento sustentável. Por fim, Bernie Leong agradeceu aos 27 representantes dos diferentes grupos sociais e aos 10 representantes da CEM pelo seu apoio e participação no novo mandato da CLC.

Os membros do 8º Mandato da CLC realizaram recentemente a sua primeira reunião. Durante a mesma, Vong Kok Seng, Vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio de Macau, foi reeleito Presidente da Comissão. No seu discurso, Vong Kok Seng reiterou que a CLC tem sido um meio eficaz de comunicação entre a CEM e os seus clientes no que respeita ao fornecimento e procura de serviços de energia eléctrica, desempenhando um papel essencial para uma maior transparência e compreensão do público sobre o uso da energia eléctrica e conservação de energia. Vong expressou o seu agradecimento pela confiança e apoio que recebeu dos representantes das diferentes associações e da CEM. Como Presidente do 8º Mandato da CLC, Vong Kok Seng afirmou que irá empenhar-se na sua função, reunir conhecimento e esforços de todos e trabalhar em conjunto com os Vice-presidentes Lei Chi Fong e Iun Iok Meng, bem como com todos os membros da Comissão, com a orientação do Governo da RAE de Macau e o apoio da CEM, para permitir que a plataforma de comunicação cumpra o seu papel de forma eficaz e que seja criado um ambiente mais favorável para se atingir o objectivo de melhoria constante da qualidade do serviço de fornecimento de energia e contribuir para o desenvolvimento da sociedade e economia de Macau.

A CLC está focada em fortalecer a comunicação e conecção entre a CEM e os seus clientes e desenvolver a transparência da empresa. Através de reuniões regulares, a Comissão tem ajudado a CEM a fortalecer a sua comunicação com os diferentes sectores em Macau. A CEM também organiza visitas anuais para os membros da Comissão a instituições relacionadas com o fornecimento de energia em cidades vizinhas, oferecendo a oportunidade de aprenderem mais sobre o fornecimento de energia e serviços nas diferentes regiões. Todos os membros da Comissão contribuíram com o seu esforço, cumpriram as suas funções na íntegra e deram à CEM valiosos conselhos profissionais.

A CLC está a expandir-se, com o número dos seus membros a crescer de 21 no primeiro mandato, para 37 no oitavo mandato, onde a participação de grupos sociais aumentou de 16 na fase inicial para 25 actualmente. A Comissão é agora mais representativa e extensiva na composição dos seus membros. Os membros activos da Comissão representam as seguintes associações: Câmara de Comércio de Macau, Federação das Associações de Operários de Macau, União Geral das Associações de Moradores de Macau, Associação Geral das Mulheres de Macau, Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, Associação Industrial de Macau, Associação de Engenharia e Construção de Macau, Grémio dos Ourives de Macau, Associação dos Comerciantes de Restauração de Macau, Associação dos Empresários do Sector Imobiliário de Macau, Associação Geral do Sector Imobiliário de Macau, Conselho do Consumidor, Associação dos Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau, Associação dos Hoteleiros de Macau, Associação de Gestão Imobiliária de Macau, Associação dos Serviços de Entretenimento de Macau, Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, Associação de Retalhistas e Serviços de Turismo de Macau, Associação Comercial de Fomento Predial de Macau, Associação Industrial e Comercial da Zona Norte de Macau, Federação Industrial e Comercial das Ilhas de Macau, Associação de Empresas Chinesas de Macau, Instituição de Aliança do Povo de Macau, Associação de Pequenas e Médias Empresas de Catering e Associação de Exposições e Convenções de Macau. Os membros são representantes de diferentes indústrias e associações com um vasto nível de representação. A acrescentar, há ainda 10 membros de diferentes departamentos da CEM, incluindo: Comissão Executiva, Direcção de Clientes, Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica, Direcção de Transporte e Distribuição, Direcção de Produção, Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade, e Gabinete Para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial.