A CEM promove a actividade “Electricidade x Cultura e Criatividade” para revitalizar postos de transformação

Macau, 16 de Maio de 2018

A CEM associou-se à Sociedade de Artistas de Macau e à Associação de Ilustradores de Macau para revitalizar caixas de distribuição de baixa tensão, relativo à actividade do ano passado “Electricidade x Cultura e Criatividade”, que foi bastante apreciada e apoiada pelos cidadãos de Macau. Desta forma, a CEM deu continuidade a esta actividade este ano e levou a cabo a iniciativa “Electricidade x Cultura e Criatividade - Revitalização de Postos de Transformaçãos com Arte” desde o final de Abril até meados de Maio para revitalizar as suas instalações de energia. Desta vez, o alvo foram postos de transformação compactos de maior dimensão, que podem ser comparados a um pequeno contentor de navio.

Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, afirmou: “É um enorme prazer para a CEM colaborar novamente com a Sociedade de Artistas de Macau e a Associação de Ilustradores de Macau na iniciativa “Electricidade x Cultura e Criatividade – Revitalização de Postos de Transformação com Arte”, onde 12 artistas e ilustradores locais foram escolhidos para pintar e criar trabalhos artísticos nos postos de transformação da CEM. A CEM espera que esta iniciativa revigore a comunidade e dê a conhecer a dinâmica da cultura e criatividade local. Contamos também disponibilizar uma plataforma para exposição de criatividade ao público através desta actividade, aproximando os cidadãos e os artistas criativos, com o intuito de os cidadãos aprenderem mais sobre o processo criativo, bem como forma de apoio e promoção ao desenvolvimento da indústria cultural e criativa local.”

Para esta actividade, a CEM selecionou três postos de transformação sitos na Rua da Barca, na ‘Yat Yuen Canidrome’ e no Largo do Carmo na Taipa. Cada posto de transformação foi revitalizado por 4 artistas e ilustradores em conjunto, que integraram o seu trabalho com o local envolvente e criaram peças de arte únicas para contar a sua história aos cidadãos.

Os artistas e ilustradores que participaram nesta iniciativa (em nenhuma ordem particular) foram: Pat Lam, Jacky Lee, Lao I Wo, Sam Pak Fai, Ho Chi Kei, Chan Ka Ian, Yolanda Kog, Ken Ho, Christina Kong, Taylor Wu, Tramy Lui e Fong Wai Peng. Como forma de identificação, os artistas e ilustradores convidados usaram o uniforme da CEM e um crachá durante o seu trabalho, das 9 da manha às 10 da noite.

Cindy Lio, Secretária Executiva da Sociedade de Artistas de Macau referiu que os cidadãos muitas vezes só são capazes de ver o trabalho dos artistas locais visitando exposições em galerias. Esta actividade promove a proximidade dos cidadãos com a arte local, ao mesmo tempo que embeleza o ambiente, permitindo ganhos para todos. Cindy espera que a iniciativa continue e que se expanda a mais instalações públicas. Tramy Lui, um ilustrador da Associação de Ilustradores de Macau que participou na revitalização do posto de transformação junto ao Canídrome, espera transformá-lo num reflexo emocional para os cidadãos que moram junto do Canídrome, trazendo memórias tocantes e preciosas através do seu trabalho.

As caixas de distribuição e os postos de transformação trazem alguns riscos, pois têm como função a transformação de tensão e o transporte e distribuição de energia. Deste modo, a CEM aconselha vivamente a não tocar ou pintar os postos de transformação sem permissão. A CEM teve especiais cuidados de segurança para esta actividade e comunicou aos artistas e ilustradores as precauções a ter de antemão de forma a executarem o seu trabalho em segurança e com facilidade. Entretanto, a CEM espera que os todos os cidadãos apreciem e preservem estas peças de arte. Os cidadãos podem digitalizar o código QR identificado nos postos de transformação ou visitar o website da CEM em www.cem-macau.com para ficarem a saber os detalhes da actividade e onde podem ver uma introdução aos trabalhos artísticos.