A CEM repõe o fornecimento de energia a cerca de 99% dos clientes

Macau, 25 de Agosto de 2017

Após trabalhos contínuos de reparação de emergência iniciados anteontem, hoje pelas 17.00h a CEM tinha já restabelecido o fornecimento de energia a mais de 250.000 clientes. Como vários postos de transformação foram seriamente danificados pelas inundações, é necessário mais tempo para substituir as instalações. A CEM está a colocar todos os esforços por forma a restabelecer o fornecimento de energia na sua totalidade. Os clientes que ainda não têm energia eléctrica não devem mexer nas suas instalações eléctricas para evitar qualquer perigo até que a energia seja reposta.

Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, afirmou que Macau sofreu uma catástrofe sem precedentes devido ao Tufão Hato, pois não só o fornecimento de energia do Continente foi interrompido, como várias instalações eléctricas de muitas zonas residenciais foram destruídas pelas inundações. A CEM expressou gratidão a todas as partes envolvidas, nomeadamente ao governo da RAEM, aos cidadãos de Macau, à China Southern Power Grid, e comerciantes, bem como a todos os trabalhadores da linha da frente pelos seus esforços e cooperação. Todas as partes envolvidas estão a dar o seu melhor para o restabelecimento do fornecimento de energia aos cidadãos locais e ajudá-los a retomarem as suas vidas o mais rápido possível. A CEM agradeceu também aos seus clientes pela sua compreensão e paciência, o que incentivou os trabalhadores durantes os tempos difíceis das reparações de emergência.

A CEM enfrentou muitas dificuldades durante os trabalhos de reparação de emergência. Por exemplo, os trabalhos de reparação foram prolongados devido ao facto de as estradas estarem congestionadas durante o dia, e ser apenas possível acelerar o ritmo dos trabalhos durante a noite, quando o tráfego diminuiu. Como alguns locais foram severamente atingidos por inundações de mais de 2 metros de profundidade, a totalidade das instalações eléctricas de algumas subestações foram severamente danificadas. Assim sendo, os piquetes de emergência necessitaram primeiro de drenar a água, limpar os transformadores um por um e substituir as instalações danificadas. As instalações de fornecimento de energia precisaram de passar por vários testes antes de retomarem o seu funcionamento. Por esse motivo, os trabalhos de reparação levaram um tempo relativamente mais longo. Para certos clientes, que estão com importantes necessidades de subsistência, a CEM também providencia um gerador móvel para fornecimento temporário de energia. Enquanto a equipe da linha da frente está a trabalhar arduamente, a equipe de back office da CEM participará em trabalhos de ajuda comunitária esta tarde.

Neste momento, a capacidade de fornecimento de energia, bem como o transporte e distribuição, voltou à normalidade. A CEM irá continuar a discutir com o governo da RAEM a construção de unidades geradores de turbinas a gás, mais eficientes e amigas do ambiente, para assim melhorar a capacidade do fornecimento de energia e refinar a diversificação energética, para garantir um fornecimento de energia estável a Macau.