Assembleia Geral Anual da CEM

Macau, 28 de Março de 2018

A Assembleia Geral Anual da Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) realizou-se hoje no Edifício CEM, tendo sido aprovado o Relatório Anual e as Demonstrações Financeiras referentes a 2017. O pico de procura do consumo de energia em Macau em 2017 aumentou 7,7% para 1.004 MW. O total do consumo de energia eléctrica atingiu os 5.377 GWh, um aumento de 2,3% em relação ao ano transacto. O lucro líquido final foi de 793 milhões de Patacas.

Em 2017, o custo da produção local de energia foi ainda mais competitivo do que o da energia eléctrica importada do Continente. Uma vez que as unidades geradoras de energia continuaram a funcionar com rentabilidade e o fornecimento de gás natural na Central Térmica de Coloane B foi retomado na sua totalidade em Março, isso resultou num aumento do rácio da produção local de energia, que aumentou em 60% para 1.260 GWh em comparação com 2016, correspondendo a 23,4% do total do consumo de energia em Macau. A energia eléctrica importada da China Continental diminuiu 8,2% em relação ao ano transacto, representando 73,5% do total do consumo de energia, enquanto que os restantes 3,1% foram adquiridos à Central de Incineração de Resíduos de Macau.

A CEM continuou a investir em importantes infraestruturas locais, com o objectivo de melhorar a fiabilidade do fornecimento de energia e fazer face ao constante crescimento da procura de energia. A despesa de capital da CEM em 2017 foi de 1,52 mil milhões de Patacas, na sua maioria investido nas redes de transporte e distribuição de energia e projectos relacionados com a produção de energia, incluindo as subestações primárias no Hospital Conde S. Januário e a Ilha Artificial da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (HZMB, na sigla inglesa), entre outros. O Índice de Disponibilidade Média do Serviço (ASAI) baseado na responsabilidade da CEM atingiu 99,9998%, mantendo-se firmemente na vanguarda do nível de qualidade mundial de fornecimento de energia.

Para proporcionar novas experiências aos clientes, a CEM lançou o revigorado website da empresa e a App ‘e-Serviços da CEM’ em 2017, configurando um ponto único de serviços online que incluem a gestão de conta, pedidos de novo fornecimento de energia ou marcação de leitura do contador.

A CEM organizou uma série de actividades diversificadas direccionadas para grupos carenciados locais e para incentivar a geração mais jovem a criar um futuro sustentável para Macau. Em 2017, a CEM lançou uma série de novas iniciativas, incluindo a “Turné de Teatro Educativo” para trazer o conhecimento sobre energia eléctrica às escolas primárias. Além disso, 20 caixas de distribuição de baixa tensão foram seleccionadas para serem revitalizadas através de arte, tornando as mundanas caixas de distribuição cinzentas em coloridas obras de arte. O projecto proporcionou a vários artistas de Macau uma valiosa plataforma para partilharem os seus sentimentos sobre Macau com os cidadãos através dos seus trabalhos artísticos, ajudando a catapultar o desenvolvimento cultural local e das indústrias criativas.

Após o forte tufão “Hato” e imtempérie que atingiu a rede energética de Macau em Agosto de 2017, o fornecimento de energia foi reposto no menor espaço de tempo graças ao apoio da comunidade de Macau e dos esforços incessantes dos empregados da CEM. A Presidente, Pansy Ho, bem como os representantes dos principais accionistas presentes na Assembleia Geral, expressaram o seu apreço pelo apoio recebido dos vários sectores da sociedade bem como pelos esforços dos empregados da CEM. Esperam que a empresa aproveite esta experiência, juntamente com as várias sugestões recebidas, para melhorar continuamente a infraestrutura energética e cooperar com a estratégia do Governo da RAE de Macau em promover Macau para assumir uma diversificação moderada e um desenvolvimento económico sustentável, com o objectivo de avançar juntamente com os cidadãos e trazer maior impulso à economia de Macau.

A Assembleia Geral nomeou os seguintes membros para o Conselho Fiscal:

Região Administrativa Especial de Macau / (Representada por Paul Tse)

Vogais

Sino-French Energy Development Co. Ltd. (Representada por Wong Su Cheong)

Energia Ásia Consultoria, Limitada (Representada por José da Guia Rodrigues dos Santos)

Vogal Suplente

Cheong Sio Tong