Os “Embaixadores de Energia” da CEM visitam centros de experiência de energia em Guangzhou

Macau, 25 de Abril de 2017

Para aumentar a consciencialização e interesse dos alunos pela energia eléctrica e ajudá-los a estabelecer conceitos correctos acerca da poupança de energia e protecção ambiental, a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) lançou no passado mês de Setembro um Programa de Formação intitulado “Embaixadores de Energia”, atraindo mais de 50 alunos do 7º. e 8º. anos, provenientes de 12 escolas secundárias locais.

O Programa de Formação de um ano vai permitir aos alunos visitarem Macau, Hong Kong e a China continental para ficarem a conhecer o ambiente de fornecimento de energia nas diferentes regiões e alargarem os seus horizontes. A primeira visita do Programa teve lugar em Macau em Janeiro, durante a qual os alunos visitaram várias instalações da CEM, e espaços que geralmente não estão disponíveis ao público em dias normais, incluindo a Central Térmica de Coloane, a Subestação Lótus, o Sistema do Centro de Despacho, bem como o laboratório de contadores, o local de trabalho dos piquetes de emergência e as estações de carregamento de veículos eléctricos no Edifício da CEM. Os “Embaixadores” aprenderam sobre a situação actual da produção de energia local, a diversificação das fontes de energia, o transporte e distribuição de energia, entre outras áreas.

A segunda visita do Programa teve lugar no dia 23 de Abril. Os “Embaixadores” visitaram o “Centro de Experiência de Carros Eléctricos” e o “Centro de Formação Vocacional de Energia Eléctrica de Nansha”, em Guangzhou. Localizado na Nova Cidade de Zhujiang Guangzhou, o “Centro de Experiência de Carros Eléctricos” trata-se do primeiro centro de experiência da China Southern Power Grid, equipado com um sistema de troca de baterias totalmente automatizado. Fundado em 2011, o Centro foi concebido para demonstrar o processo de troca de baterias de veículos eléctricos e o processo de carregamento rápido DC, bem como proporcionar testes de condução. É uma base de instrução da ciência para novos veículos eléctricos.

A outra localização, o “Centro de Formação Vocacional de Nansha”, adere ao princípio de “experiência, percepção, conhecimento, e resposta” e onde se pode experimentar vários jogos interactivos, o que permitiu aos “Embaixadores” compreender o que está por trás de “o Percurso de 1 kWh” e entender os esforços que são necessários pelas companhias de electricidade na produção e distribuição de 1 kWh de electricidade.

Nesta visita a Guangzhou, os alunos participantes afirmaram nunca terem imaginado que a bateria de um veículo eléctrico pudesse ser substituída como um controlador remoto. A bateria gasta é desmontada rapidamente e substituída por uma nova. Todo o processo leva cerca de 5 minutos, enquanto que para a substituição da bateria são necessários apenas 88 segundos. Todo o processo é automático. Durante a visita ao “Centro de Formação Vocacional de Energia Eléctrica de Nansha” os alunos puderam experimentar bastantes experiências emocionantes. A mais impressionante foi sentir um choque eléctrico. Os alunos aprenderam que pode ser bastante perigoso caso façam uma má utilização da energia eléctrica, pelo que darão mais importância ao uso dos aparelhos eléctricos no futuro.

As 12 escolas participantes no Programa de Formação “Embaixadores de Energia” são: Escola Nossa Senhora de Fátima, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), Escola Secundária Pui Ching, Escola Secundária Xinhua, Escola Fong Chong da Taipa, Escola Técnico-Profissional Kung Luen, Escola Secundária Hou Kong, Colégio Anglicano de Macau, Escola do Santíssimo Rosário, Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Chinesa), Escola Oficial Zheng Guanying, e Escola Secundária Luso-Chinesa Luís Gonzaga Gomes.