A CEM executa trabalhos de manutenção grátis a instalações eléctricas de cidadãos sénior que vivem sozinhos em unidades de habitação sociais

Macau, 5 de Fevereiro de 2018

Com o aproximar do Ano Novo Chinês, a Companhia de Electricidade de Macau, CEM – S.A. (CEM) levou a cabo uma inspecção e remodelação grátis de instalações eléctricas de 20 cidadãos sénior que vivem sozinhos em unidades de habitação sociais, por forma a melhorar as suas condições de segurança, bem como desejar-lhes felicitações antes da chegada do Ano Novo Chinês.

A CEM lançou o ‘Programa Comunitário’ no ano 2000, sendo uma das primeiras empresas em Macau a lançar uma iniciativa deste género. Desde então, todos os anos a CEM colabora com diferentes instituições locais, ao abrigo do Programa, e envia a sua equipa de electricistas voluntários para procederam, de forma gratuíta, à inspecção e remodelação de instalações eléctricas pertencentes a cidadãos sénior que vivam sozinhos, bem como de famílias carenciadas e pessoas com necessidades especiais.

Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, afirmou que o número de pessoas idosas que vivem sozinhas ou com os seus cônjuges está a aumentar, sendo que muitos deles vivem em parcas condições. Para estas pessoas, uma utilização segura da energia eléctrica e instalações eléctricas apropriadas, são de grande importância. Cecilia espera que iniciativas deste género possam contribuir para aumentar a sua consciencialização sobre a segurança da utilização da energia eléctrica.

Todos os sénior envolvidos foram seleccionados pelo Instituto de Habitação de Macau (IHM). A CEM e o IHM providenciaram depois electricistas para procederem à inspecção e remodelação das suas instalações eléctricas. Ko Kai Ho, um idoso de 85 anos que vive sozinho, agradeceu aos voluntários da CEM e do IHM por ajudarem a inspeccionar e a reparar a sua instalação eléctrica. O sr. Ko tem estado preocupado com a eventual ocorrência de acidentes causados por cabos danificados, e referiu sentir-me muito mais seguro agora.

Um dos electricistas voluntários da CEM, Cheong Chi Keong, que participou na actividade, referiu que “as pessoas idosas partilham as mesmas lacunas com respeito à utilização da energia eléctrica, nomeadamente sobrelotação de tomadas com vários aparelhos eléctricos, utilização de cabos danificados devido à falta de consciencialização sobre o uso seguro de aparelhos eléctricos. Especialmente aquando da utilização de aquecedores durante o período do frio, é frequente a ocorrência de acidentes. Através deste Programa, é possível ajudar as pessoas mais idosas a inspeccionar e a manter as suas instalações eléctricas em boas condições de segurança, bem como recordar-lhes da importância de uma utilização segura da energia eléctrica, de modo a que possam usufruir de um dia-a-dia mais tranquilo.”

Para além da participação de vários colaboradores do IHM e da CEM, Cecilia Nip também visitou os idosos, aproveitando para lhes desejar muita saúde e um feliz Ano Novo Chinês.

Este ano, a CEM continuará a organizar o “Programa Comunitário”, bem como pretende alargar a sua cobertura. Para além de aceitar casos propostos por instituições locais, a CEM incita também o público em geral a propor casos de cidadãos carenciados (que sejam portadores de cartão válido emitido pelo Instituto Social de Macau). Para informações ou inscrição, é favor consultar a página www.cem-macau.com ou ligar para 8393 1206.