Promovendo uma Cultura Empresarial de Saúde, Segurança, Ambiente e qualidade, a CEM atribui Certificados a Empreiteiros e Fornecedores

Macau, 30 de Julho de 2015

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) instituiu os ’Certificados de Excelência em Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade’ em 2008 como forma de reconhecimento de empreiteiros e fornecedores que se destacassem. No seu quinto ano de existência, o programa tem sido merecedor de amplo apoio e participação de vários sectores. Até ao momento, 40 instituições ja foram agraciadas com certificados. A Cerimónia de Entrega de Certificados deste ano aconteceu hoje no Centro de Convenções e Entretenimento da Torre de Macau.

Os convidados presentes na Cerimónia incluíram o Director do Serviço de Assuntos Laborais Wong Chi Hong, o Chefe da Direcção de Publicidade e Educação Ambiental do Serviço de Protecção do Ambiente Un In Lin, o Chefe do Gabinete de Assuntos de Saúde, Segurança e Protecção Ambiental da Universidade de Macau Michael Leung, o Presidente da Comissão Executiva da Associação da Saúde e Segurança no Trabalho de Macau Kou Chi Leong, o Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes Vong Kok Seng e o seu Vice-Presidente Lei Chi Fong, o Técnico Sénior do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional da Direcção de Assuntos Laborais Chui Ka Shing, o Presidente da Comissão Executiva da CEM Bernie Leong, o Consultor Principal da Comissão Executiva Benjamin Yue, o Consultor da Comissão Executiva Iun Iok Meng e outros.

Bernie Leong, dirigindo-se aos presentes, apontou a grande atenção que a CEM tem dedicado às melhorias na saúde e segurança no ambiente de trabalho, e acredita que um ambiente de trabalho seguro e saudável garante uma elevada eficiência e qualidade no trabalho. Por essa razão, a CEM esforça-se por proporcionar regularmente formação em saúde e segurança no trabalho aos seus empregados, empreiteiros e fornecedores. Mais de 200 empregados dos diversos prestadores de serviços participaram já em cursos de formação com o apoio da Direcção de Assuntos Laborais em 2014 e 2015. Leong lembrou ainda que Macau vai acolher mais projectos de infra-estruturas e grandes construções, e daí que a saúde e segurança no trabalho continuem a ser um desafio. Referiu também que os empregadores devem procurar explorar o melhor em termos de gestão de risco, e os seus empregados devem tomar todas as precauções de segurança.

Para uma melhor compreensão sobre gestão de risco para os empreiteiros e fornecedores, a CEM convidou precisamente o Presidente da Associação de Gestão de Risco e Segurança de Hong Kong, Dr. Vincente Ho, para ser o orador principal e falar sobre a implementação de uma cultura de risco informado. A sua apresentação baseou-se nos riscos de segurança e numa gestão informada de risco. Ele encorajou as empresas a considerarem as questões de segurança e de sensibilização para o risco em todos os processos de tomada de decisão, e as incorporarem nas suas actividades quotidianas, de modo a eventualmente transformarem-se assim em elementos fundamentais da empresa.

O painel de jurados profissionais era composto por representantes da Direcção do Serviço de Assuntos Laborais, do Gabinete de Protecção do Ambiente, da Universidade de Macau, da Associação de Saúde e Segurança Ocupacional de Macau, bem como da CEM. As empresas vencedoras para o período 2013/2014 foram:

Certificado de Excelência em Saúde, Segurança e Ambiente • Empresa de Instalacoes e Engenharia, Lda. Certificado de Excelência em Saúde e Segurança • Schneider-Electric (Hong Kong) Limited

Certificado de Excelência em Ambiente • Cheong Kong Construction Co., Ltd.

Certificado de Reconhecimento em Saude, Seguranca e Ambiente • NetCraft Information Technology (Macau) Co. Ltd. • Soc. De Engenharia Soi Kun, Lda. • Winnerway Security