A CEM organiza “Acampamento Experiencie a Vida sem Energia Eléctrica” para estudantes entenderem a importância dos recursos energéticos

Macau, 22 de Agosto de 2016

Graças à ubiquidade da energia eléctrica a vida dos seres humanos tornou-se mais conveniente e confortável. Contudo, temo-nos esquecido da necessidade de conservar os recursos energéticos. Nesta linha, a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) organizou um “Acampamento Experiencie a Vida sem Energia Eléctrica” na Central Térmica de Coloane nos dias 20 e 21 de Agosto, com o objectivo de permitir que jovens possam adquirir mais conhecimentos sobre energia eléctrica e sobre a produção de energia local, o papel fundamental da energia no seu quotidiano, bem como a importância da conservação de energia e uma melhor utilização dos recursos naturais, por via da experiência da condição de estarem privados de energia eléctrica. O Acampamento foi co-organizado pela Associação de Escoteiros de Macau, pela Associação Geral das Mulheres de Macau e pelo Centro Juvenil da Federação das Associações de Operários de Macau.

O Acampamento foi aberto a alunos do ensino secundário a tempo inteiro (do 10º. ao 12º. ano) com 5 a 6 alunos por equipa. Os membros de cada equipa poderiam representar diferentes escolas. Desde o seu lançamento, o Acampamento recebeu uma entusiástica adesão tendo-se inscrito um total de 36 equipas. Por fim, 8 equipas com um total de 45 alunos foram seleccionados para participar através de um sorteio.

Durante os dois dias do Acampamento, os alunos puderam experienciar uma actividade privada na sua totalidade de energia eléctrica, na Central Térmica de Coloane, permitindo-lhes adquirir mais conhecimentos sobre energia, bem como aumentar o seu espírito de equipa. As actividades em Acampamento incluíram aprendizagem sobre o processo de produção de energia e a produção de energia local, visitas às infraestruturas de produção de energia da CEM, como lidar em caso de ocorrência de falhas de energia, participação em jogos em grupo e partilha das experiências durante o Acampamento, na esperança de providenciar aos alunos umas férias de Verão enriquecedoras. Ng Sio Pui, membro da equipa vencedora, em entrevista afirmou que se tratou de uma experiência inesquecível. Depois de os telemóveis, televisores e ares-condicionados deixarem de ser utilizados enquanto experienciava um ambiente sem energia eléctrica, Ng percebeu a importância da energia eléctrica no nosso dia-a-dia. O momento mais inesquecível do Acampamento foi quando começou a chover torrencialmente durante a madrugada. Os alunos tiveram de arrumar tudo e deslocar-se para um abrigo, em cerca de cinco minutos, com a ajuda de escuteiros. Ng ficou um pouco em pânico mas acabou por ser uma experiência especial. Este Acampamento organizado pela CEM foi extremamente criativo. Ng irá certamente voltar a participar caso o Acampamento volte a ser organizado no próximo ano. Wong Hoi Ian, a vencedora do “Prémio Comportamento Altruísta”, referiu que ficou surpresa por ter ganho este prémio. A possível razão por ter sido a vencedora poderá dever-se ao facto de ter uma personalidade activa e experiência na cozinha.

Shi Yulin, Administrador Executivo da CEM disse durante a Cerimónia de Entrega de Prémios que para aumentar o conhecimento do público sobre a produção de energia local e sobre a CEM, várias actividades são organizadas anualmente na Central Térmica de Coloane, incluindo o popular “Passeio Energético” e as “Corridas de Carros-modelo a Energia Solar e com Condensador”, permitindo aos mais jovens aprenderem a aplicação da energia renovável. O “Acampamento Experiencie a Vida sem Energia Eléctrica” procurou destacar temas relevantes e diversificados. Dando aos jovens a oportunidade de estarem privados de energia eléctrica, permite-lhes compreender melhor a importância da electricidade no nosso quotidiano. Espera-se que o evento possa ajudar os alunos a compreender a energia eléctrica de forma mais profunda. Para além disso, a CEM agradeceu aos co-organizadores pelo seu apoio e aos alunos pela sua entusiástica participação.

Dick Chan, Comissário para o Planeamento e Desenvolvimento da Associação de Escoteiros de Macau referiu que através da co-organização deste evento com a CEM, além de puderem experienciar viver num ambiente sem energia eléctrica, aprenderem sobre conservação energética e protecção ambiental, bem como sobre a importância da utilização dos recursos naturais, os jovens podem também aprender técnicas de sobrevivência ao ar livre, como por exemplo montar uma tenda, cozinha selvagem, técnicas de construção, liderança, entre outras. O Acampamento permite aos jovens de Macau adquirirem um conhecimento mais profundo da importância da protecção ambiental, sendo crucial para a sua auto-suficiência, autonomia e trabalho de equipa.

Todos os participantes receberam um certificado e um conjunto de lembranças. Foram entregues também múltiplos prémios. Os vencedores do “Prémio do Melhor Desempenho” são: o 1º. Classificado, a Equipa no. 6, composta por alunos de diferentes escolas, incluindo a Escola Secundária Pui Va, a Escola de S. Paulo, a Escola Secundária Pui To, a Escola Fong Chong de Macau e a Escola Secundária Keang Peng, o 2º. Classificado, a Equipa no. 1, composta por alunos da Escola Secundária Luso-Chinesa Luís Gonzaga Gomes, e o 3º. Classificado, a Equipa no. 3, composta por alunos da Escola Fong Chong da Taipa. As equipas vencedoras receberam prémios em dinheiro no valor de MOP4000, MOP2000 e MOP1000, respectivamente. Os vencedores do “Prémio Melhor Espírito de Equipa” são: Equipa no. 8, composta por alunos do Colégio Yuet Wah, cada um dos membros recebeu dois bilhetes de 1-dia para a Disneyland em Hong Kong com bilhetes de jetfoil de ida e volta incluídos, enquanto que o vencedor do “Prémio Comportamento Altruísta” é Wong Hoi Ian, que ganhou uma viagem a Taiwan para duas pessoas.

As fotografias dos momentos mais marcantes do Acampamento foram colocadas na página de Internet da CEM (www.cem-macau.com) e na página de fãs do “Concurso de Poupança de Energia de Macau” no Facebook (www.facebook.com/energysavin...). Os cidadãos estão convidados a guardá-las.