A CEM organiza seminário sobre engenharia electromecânica pelo terceiro ano consecutivo para apresentar os procedimentos para requerer fornecimento de energia, e desenvolvimento da rede de transporte e distribuição de energia

Macau, 24 de Junho de 2016

De modo a fortalecer a estreita comunicação com o sector da engenharia electromecânica e permitir que a indústria compreenda melhor os serviços ao cliente da Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM), esta organizou recentemente um seminário no Edifício CEM. Os objectivos do seminário eram explicar os procedimentos para o pedido de fornecimento de energia e o plano de desenvolvimento da rede local de transporte e distribuição de energia, bem como receber as perspectivas e opiniões da indústria. Estiveram presentes no seminário cerca de 30 participantes pertencentes à Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, à Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau e à Associação de Engenharia e Construção de Macau.

No seminário, Dave Leong, Engenheiro da Divisão de Gestão de Serviços de Contagem da Direcção de Clientes da CEM, explicou os procedimentos para os pedidos, e os pontos importantes a tomar em conta para pedir um aumento da potência contratada e a substituição dos quadros de distribuição de baixa tensão. Billy Chan, Director da Direcção de Transporte e Distribuição explanou a situação actual e o futuro desenvolvimento da rede de transporte e distribuição de energia em Macau, enquanto que Richard Lei e Valdemar Lopes, Engenheiros Sénior da Divisão de Postos de Transformação e Ligação de Fornecimento de Energia, apresentaram os procedimentos para requerer o fornecimento de energia a edifícios, os sistemas de carregamento de veículos eléctricos e o sistema fotovoltaico. Representantes de várias associações estiveram presentes no Seminário, nomeadamente, Mak Man Sun, Vice-presidente da Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, Cheang Io Tung, Presidente da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, e Austin Kuomg, Director em funções da Associação de Engenharia e Construção de Macau.

Dave Leong explicou que se os empreiteiros de electricidade requererem um aumento da potência contratada, têm de apresentar na CEM os documentos gerais de requisição, sendo que, para alguns casos específicos, devem apresentar também documentos técnicos, tais como a lista de equipamento eléctrico e os planos de localização das instalações eléctricas, contadores, novas portinholas, o quadro de colunas e o quadro geral de baixa tensão. No que diz respeito à manutenção e reparação de instalações eléctricas relevantes, os empreiteiros devem apresentar informação quanto ao período de dias de trabalho necessários, propostas e calendarização para o fornecimento temporário de energia e o restabelecimento permanente de energia, de modo a que a CEM possa proporcionar o apoio técnico e os pontos de fornecimento de energia temporários. Devem também, antes da manutenção ou substituição de instalações eléctricas públicas, discutir a data e hora para suspensão do fornecimento de energia com as empresas de gestão dos condominios ou associações de proprietários, e fazer um aviso três dias antes da suspensão do fornecimento, para informar os residentes da respectiva ocorrência. Billy Chan apresentou as funções das diferentes unidades da Direcção de Transporte e Distribuição, a actual situação generalizada da rede de transporte e distribuição de energia em Macau e o seu plano de desenvolvimento futuro. No curto prazo, a CEM está a tratar da expansão da capacidade nas zonas antigas, do desenvolvimento da certificação da gestão de activos e do enquadramento geral de gestão, e da definição de um plano de desenvolvimento da Rede Inteligente. Entretanto, a CEM dará seguimento aos objectivos de longo prazo traçados para efectuar monitorização condicionada online de activos para reduzir os encargos de manutenção e prolongar a vida útil dos equipamentos, bem como definir o âmbito da tensão eléctrica para a rede de transporte e distribuição de energia, para assim melhorar a sua capacidade de transporte. Referiu ainda que a CEM sempre atribuiu grande importância à protecção ambiental e conservação de energia, e tem utilizado lâmpadas LED com mais poupança de energia para a iluminação pública. A CEM já substituiu lâmpadas LED em 350 postes de iluminação na zona do NAPE, e vai substituir em mais 1600 nas três pontes principais de Macau, na Avenida Almeida Ribeiro e na Taipa. Além disso, a CEM está agora a proceder a um estudo para usar métodos e tecnologias sem necessidade de valas, como o “método de perfuração direccional horizontal”, para minimizar o impacto para a população da colocação de cabos no pavimento.

Richard Lei e Valdemar Lopes explicaram ainda os procedimentos para pedido de fornecimento de energia para edifícios, o sistema de carregamento de veículos eléctricos, bem como as orientações técnicas para ligação à rede do sistema fotovoltaico. Sublinharam a necessidade de apresentação à CEM da documentação necessária sobre a arquitectura e os planos de electricidade, aquando do pedido de fornecimento de energia para edifícios, de modo a que a CEM os analise e proporcione consultadoria técnica.

Houve também uma sessão de perguntas e respostas durante o Seminário. A CEM e os vários representantes da indústria de engenharia electromecânica trocaram pontos de vista sobre os temas abordados, enquanto o Assessor da Comissão Executiva da CEM, Iun Iok Meng, o Director da Direcção de Clientes, Keegan Cheang e o Director do Direcção de Transporte e Distribuição, Billy Chan, responderam às questões dos participantes. Iun Iok Meng agradeceu ao sector o apoio que deram ao Seminário, reiterando que a CEM tem cumprido de forma proactiva a sua responsabilidade social. O Seminário proporcionou ao sector uma melhor compreensão dos procedimentos para pedido de fornecimento de energia, e deu uma oportunidade de comunicarem com os representantes da CEM. No futuro próximo, a CEM vai continuar a organizar seminários sobre temas relacionados na perspectiva de reforçar a comunicação e a partilha de informação entre os membros do sector da engenharia electromecânica.