Pelo 12º ano consecutivo, a CEM organiza almoço-convívio com 300 séniores para celebrar o aniversário do Templo Pak Tai, e manifestar o seu carinho e respeito pelos mais idosos

Macau, 7 de Abril de 2016

A CEM e a Comissão Organizadora do Aniversário do Templo Pak Tai juntaram-se para organizar um almoço-convívio no Largo de Camões na Taipa (frente ao Templo Pak Tai), ao meio-dia de hoje, para manifestar carinho e respeito pelos mais idosos, e simultaneamente celebrar o aniversário do Templo Pak Tai. O almoço estendeu-se a 25 mesas com mais de 300 séniores da Taipa e de Coloane, e destinou-se a agradecer aos séniores o seu contributo à sociedade e às suas famílias, e também para despertar a atenção da população para a necessidade de cuidar dos mais idosos e do que eles precisam na vida.

De entre os convidados de honra presentes estavam Zhao Kuiwei, Vice-director do Departamento de Acção Social do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central; Samio Lou, Vice-coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético; Lo Chi Kin, Chefe de Departamento dos Serviços de Saneamento, Vias e Manutenção Urbana do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais; Lo Sok Ha, Chefe de Divisão de Serviço a Idosos do Instituto de Acção Social; Vong Kok Seng e Lei Chi Fong, Presidente e Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes; Ng Sio Lai, Directora da União Geral das Associações de Moradores de Macau; Chiang Chong Seak, Director da Federação das Associações de Operários de Macau; Iun Iok Va, Sin Chi Young and Ho Hoi Leng, Coordenadores-adjuntos da Comissão Consultiva dos Serviços Comunitários das Ilhas; Liu Sui, Presidente da Associação de Moradores da Taipa; Sam Iok Ha, Presidente da Associação de Moradores de Coloane; Cheong Kuok Choi, Presidente da Associação de Moradores de Ká-Hó; Leong Sio Kai, Chefe da Comissão Organizadora do Aniversário de Pak Tai; Shi Yulin, Administrador Executivo da Comissão Executiva da CEM, Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM e Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM.

Shi Yulin salientou no seu discurso que a piedade é a base de todas as virtudes, sendo que é da responsabilidade da sociedade cuidar dos seus idosos. Enquanto cidadão corporativo responsável, a CEM tem continuado a assumir esta responsabilidade social. Por exemplo, a CEM lançou o Programa de Apoio a Cidadãos Sénior desde 2000, e tem vindo a cooperar com associações locais para proporcionar inspecções e reparações eléctricas gratuítas a centenas de idosos que vivem sozinhos, a famílias carenciadas, e a pessoas com necessidades especiais. Shi observou também que mesmo os séniores podem contribuir. Toda a gente vai envelhecer decerto, e por isso, os idosos devem ser os destinatários do maior carinho e atenção. A CEM compromete-se a continuar a dar o seu melhor para ajudar os mais idosos a ultrapassar as suas dificuldades, a cumprir a sua responsabilidade social corporativa e a prestar mais cuidados aos idosos, com o objectivo de criar um bom ambiente de respeito e serviço aos séniores. Shi aproveitou para também agradecer à Comissão Organizadora do Aniversário do Templo Pak Tai e às associações da Taipa e Coloane pelo seu total apoio e assistência, bem como a participação do Grupo de Embaixadores da CEM para fazer deste um evento bem preparado e com sucesso.

O almoço-convívio com os séniores realiza-se há 12 anos consecutivos. O pessoal médico e de enfermagem do Centro de Serviços de Saúde Ocupacional da CEM participam na actividade desde 2007, voluntariando-se para medir a tensão arterial aos idosos participantes. Durante o almoço houve também várias actuações: por exemplo, os Embaixadores da CEM cantaram, participaram em jogos interactivos com os idosos, e promoveram o conhecimento sobre a conservação de energia no quotidiano dos participantes. A Sra. Leong Soi Heong, vencedora do “Prémio de Excelência para Cidadãos Séniores de Macau 2015”, juntamente com as suas amigas, fez uma apresentação de Qigong. Outros séniores no evento também cantaram, e foram alvo de entusiásticos aplausos. Além disso, a CEM distribuiu “Lai Si” e lembranças aos séniores, proporcionando um ambiente de festa e levando assim o evento ao seu apogeu.