A CEM participa no MIECF 2016 com o tema “Rede Inteligente”

Macau, 30 de Março de 2016

A Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM) vai estar uma vez mais presente com um expositor no Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) 2016, este ano para partilhar os esforços da CEM na área da protecção ambiental, esperando poder inspirar outras empresas a contribuir para o ambiente no desenrolar das suas operações.

Este ano, o expositor da CEM tem como tema “Rede Inteligente”, a qual consiste numa rede energética que integra tecnologia digital e outras tecnologias avançadas, tais como sensores, comunicações e computação, para monitorar e gerir o transporte de energia eléctrica proveniente de todas as fontes de produção, para fazer face às necessidades energéticas futuras. A Rede Inteligente não é somente mais fiável, mas também melhora a segurança e eficiência da cadeia do fornecimento de energia, bem como integra energias renováveis como a produção de energia fotovoltaica e veículos eléctricos (VE) na rede energética existente, dando lugar a novas oportunidades na gestão da procura de energia.

A visão da CEM em termos de tecnologia de Rede Inteligente é de aplicar tecnologias avançadas para exceder as expectativas dos clientes, apoiar o crescimento de Macau e atingir um valor sustentável para os parceiros de negócio, ao mesmo tempo respeitando o ambiente. A CEM vai desenvolver proactivamente a Rede Inteligente em 2016, com projectos que incluiem a implementação de comunicações à base de fibra óptica na rede de média tensão, a instalacão de 60 estações de carregamento de VE, a implementação de uma Infraestrutura Piloto de Contagem Avançada (AMI, na sigla inglesa) com 2000 metros, a instalação de painéis solares em 4 subestações, e a construção de um novo Centro de Despacho em 2019 com o sistema mais avançado SCADA/EMS/DMS. Para além de permitir que os cidadãos aprendam mais sobre a Rede Inteligente, o expositor da CEM tem também patente uma estação de carregamento de VE, actualmente instalada em parques de estacionamento públicos, uma demonstração de Casa Inteligente, bem como modelos de produção de energia fotovoltaica e eólica. E ainda, a CEM disponibiliza também um “ponto de carregamento de telemóveis” para todos os visitantes.

Com o tema “Economia Verde – Oportunidades para a Gestão de Resíduos”, o MIECF 2016 vai ter lugar nos dias 31 de Março a 2 de Abril no The Venetian Macao-Resort-Hotel. O expositor da CEM vai estar localizado na zona J20. Os primeiros dois dias são dedicados exclusivamente a profissionais da indústria enquanto que a exposição estará aberta ao público gratuitamente no dia 2 de Abril, das 9h às 17h.