A CEM coopera com o Centro de Reabilitação de Cegos da Santa Casa da Misericórdia de Macau

Macau, 25 de Junho de 2015

A CEM desde há muito que tem uma cultura de responsabilidade social e presta apoio de forma proactiva à comunidade de Macau. Em 2000, a CEM foi pioneira em criar o “Programa da Comunidade”, através do qual técnicos voluntários prestam gratuitamente serviços de inspecção de segurança e remodelação de instalações eléctricas pertencentes a idosos que vivem sozinhos, famílias carenciadas e cidadãos com necessidades especiais. No ano passado, a CEM estendeu o âmbito do Programa para instalar campaínhas luminosas especiais para membros da Associação de Surdos de Macau.

Este ano o Programa vai incluir ajuda a membros do Centro de Reabilitação de Cegos, instituição que está sob a alçada de assistência social da Santa Casa da Misericórdia de Macau. Os voluntários da CEM não só fazem a inspecção de segurança, como reposicionam componentes eléctricos que fazem parte da instalação eléctrica, tais como tomadas, cabos eléctricos, etc., para que estes cidadãos com deficiência visual possam aceder melhor a estes componentes e vivam num ambiente mais seguro. 12 membros do Centro foram já seleccionados para esta iniciativa, sendo que outros 8 poderão ser seleccionados mais tarde, num total de 20 casos. As primeiras remodelações foram levadas a cabo recentemente. O sr. Leong, um dos membros a beneficiar do Programa afirmou “Sinto-me muito feliz por a CEM ter vindo a minha casa e melhorado a segurança da minha instalação eléctrica. Como não posso ver, por vezes é-me difícil perceber se os componentos eléctricos que utilizo estão em boas condições, e agora sinto-me mais seguro.”

Gisela Nunes, Secretária Geral da Santa Casa da Misericórdia de Macau agradeceu à CEM por esta generosa iniciativa em parceria com o Centro de Reabilitação de Cegos para ajudar os cidadãos cegos de Macau. É importante que as pessoas cegas tenham a oportunidade de uma integração completa na comunidade.

Simultaneamente, a CEM está a cooperar com a Associação Peng On Tung, sediada na zona norte da cidade, para instalar lâmpadas LED na casa de 13 idosos que vivem sozinhos, com o objectivo de reduzir ainda mais o seu consumo de energia e poupar-lhes dinheiro. Estes idosos estão a ser pessoalmente acompanhados por Embaixadores da CEM, que durante o ano irão fazer-lhes visitas e acompanhar o seu bem-estar, uma iniciativa piloto intitulada ‘CAT 1+1 Programa Sénior’ que foi lançada este ano.