Cerimónia de Encerramento do Programa Integrado de Formação da CEM

Macau, 28 de Abril de 2015

A cerimónia de encerramento do sexto Programa Integrado de Formação (ITP, na sigla inglesa) da CEM realizou-se na Torre de Macau no dia 28 de Abril. Este Programa foi co-organizado pelo Instituto de Gestão de Macau (MIM, na sigla inglesa) e pela CEM. Presidiram à cerimónia Tommy Lau, Presidente do Conselho da Associação de Gestão de Macau (MMA, na sigla inglesa) e Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM. Durante a cerimónia foram entregues os diplomas aos 19 empregados que concluíram o programa. Alex Mok, Vice-presidente do Conselho da MMA e Tesoureiro Honorário, Oscar Chan, Director do MIM, João Travassos, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, bem como directores de diferentes departamentos estiveram também presentes na cerimónia.

O ITP foi especialmente concebido pelo MIM para um grupo de jovens engenheiros e técnicos da CEM com um bom desempenho e com potencial de gestão. Este ano, o programa atinge a sua sexta edição desde o lançamento em 2004, atraindo mais de 100 empregados que terminaram a sua formação com sucesso. Ao longo da estrutura da formação em gestão, os participantes desenvolveram competências de gestão de modo a enfrentar desafios actuais e futuros, melhoraram a sua eficiência operacional e competitividade e eventualmente, ficaram melhor preparados para uma futura mobilidade no trabalho. O ITP da CEM 2014/2015 incluiu nove workshops, abrangendo vários temas, como resolução de problemas e competências de tomada de decisão, gestão de serviço, gestão financeira, competências de negociação e apresentação, etc.

Tommy Lau explicou que o programa foi especificamente concebido para empregados da CEM com um desempenho excelente e com potencial para serem promovidos. Através de sessões interactivas, incluindo auto-avaliação de perfil, case studies, representação de personagens, discussões de grupo e sessões de aprendizagem de experiências, o ITP ajuda a desenvolver as competências indispensáveis exigidas a um gestor de excelência. Afirmou também que a cerimónia de encerramento seria o início de uma nova fase de uma jornada de aprendizagem contínua para todos os participantes, fazendo votos para que eles continuassem a construir sobre os alicerces que criaram ao longo da sua formação e o aplicassem no trabalho.

Ao discursar na cerimónia, Benjamin Yue agradeceu ao MIM e ao MMA pelo seu apoio eficiente e aos quadros directivos da CEM bem como aos directores de departamentos pelo seu grande apoio aos participantes na formação. De igual modo, referiu-se com agrado aos grandes esforços dos participantes para concluírem o curso com sucesso, pois não é fácil atingir 100% de presenças no curso de seis meses ao mesmo tempo que continuam a desempenhar as suas funções no emprego.

A CEM está comprometida em proporcionar uma gama de cursos de formação interna de qualidade aos seus empregados, que os pode ajudar a melhorar as suas competências em gestão, serviço a clientes, segurança no trabalho e comunicação interpessoal, podendo mesmo ajudá-los na sua promoção nos cargos que desempenham.