CEM dá resposta a incidente de interrupção do fornecimento de energia

Macau, 15 de Abril de 2015

No seguimento da interrupção do fornecimento de energia ocorrida hoje de manhã, a CEM gostaria de prestar as seguintes informações: Hoje de manhã, pelas 10h56, deu-se uma falha no equipamento de alta tensão de 110kV na Subestação Canal dos Patos, o que subsequentemente afectou quatro subestações primárias, nomeadamente as subestações S. Paulo, D. Maria, Porto Exterior e Areia Preta. Extensas áreas na Península de Macau foram afectadas, num total aproximado de 100.000 clientes e alguns clientes na Taipa, Coloane e Universidade de Macau depararam com uma flutuação da tensão causada por este incidente.

A CEM de imediato accionou medidas de emergência, activando as unidades de geração da Central Térmica de Coloane A para providenciar fornecimento de emergência. Duas das principais unidades de geração local foram conectadas à rede pelas 11h37 e 11h47 respectivamente. A rede foi estabilizada gradualmente. O restabelecimento do fornecimento de energia iniciou-se às 11h55, e foi totalmente restabelecido às 12h20. A CEM procede à inspecção e manutenção de todas as subestações todos os anos. Em relação à Subestação Canal dos Patos, a última inspecção foi feita em Março deste ano.

A CEM vai entregar, o mais rapidamente possível, um relatório da investigação deste incidente ao Gabinete Para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE), e pede desculpa por quaisquer inconvenientes causados aos clientes e cidadãos afectados.