Cimeira da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau vai realizar-se em Macau em Junho

Macau, 6 de Abril de 2015

Face à crescente procura de energia provocada pelo rápido crescimento verificado em Guangdong, Hong Kong e Macau, em 2011 a China Southern Power Grid Corporation Limited (CSG) propôs que as três principais companhias de electricidade, nomeadamente a CSG, a CLP Power e a CEM, se revezassem anualmente na organização da ‘Cimeira da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau’ em cada um dos territórios, com o objectivo de reforçar a coordenação e o planeamento do desenvolvimento a longo-prazo do fornecimento de energia nas três regiões.

A China Guangdong Nuclear Power Group foi convidada a participar nesta cimeira já em 2012. O encontro proporciona uma plataforma para os quadros executivos das quatro empresas melhorarem a comunicação e a cooperação nas regiões através de reuniões regulares e intercâmbio de perspectivas.

Em preparação para a Cimeira da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau, os representantes das três partes juntaram-se em Guangzhou para uma conferência de trabalho. Estiveram presentes pela China Southern Power Grid Corporation Limited, o Director-adjunto do Departamento de Cooperação Internacional, Wang Lin, Chefe Zhao Ting Ting, o Chefe do Gabinete de Representação de Guangzhou, Qu Man, o Director da Agência de Relações Públicas da China General Nuclear Power Corporation (CGNPC), Hung Qian e o Director-adjunto do Gabinete, Zhu Hong Yong. Da parte da CEM, estiveram presentes o Consultor da Comissão Executiva, Iun Iok Meng, a Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, Cecilia Nip e a Gestora Assistente, Sarah Chan. Os representantes das três regiões acordaram que a 5ª Cimeira fosse realizada em Macau, no mês de Junho. Os líderes das quatro empresas vão discutir e trocar experiências baseadas no mote ‘nova energia segura, promovendo o desenvolvimento de Guangdong, Hong Kong e Macau’.

Iun Iok Meng afirmou que Macau tem assistido a um rápido desenvolvimento económico nos últimos anos e a CEM vem estabelecendo uma firme relação de cooperação com a China Southern Power Grid Corporation Limited e a sua filial, o Gabinete de Fornecimento de Energia de Shenzen, há mais de 30 anos. Os desafios que o sector energético vão enfrentar no futuro passam muito por suprir a crescente procura de energia eléctrica ao mesmo tempo prestando um fornecimento estável e seguro, e fazendo esforços no sentido de explorar novas energias, e assim contribuir para o desenvolvimento de uma energia limpa em Macau.