A Direcção dos Serviços de Correios e a CEM organizam Cerimónia de Assinatura do Acordo de Cooperação para Distribuição da Factura Electrónica por “SEPBox”

Macau, 29 de Janeiro de 2015

Por forma a permitir que os cidadãos de Macau recebam as facturas de electricidade através de um meio mais ecológico e seguro, a Direcção dos Serviços de Correios e a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) lançam em conjunto o serviço de distribuição da factura electrónica através da “Caixa Postal Electrónica Segura” (SEPBox) e organizaram hoje a cerimónia de assinatura do acordo de cooperação, que teve lugar no Edifício CEM pelas 16h00.

Derby Lau, Directora Geral da Direcção dos Serviços de Correios e Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, assinaram o acordo durante a Cerimónia, tendo testemunhado o evento Ao Ieong U, Director da Direcção dos Serviços de Identificação, Chan Wan Hei, Membro do Conselho de Administração do Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia, Chan Kai Man, Chefe do Departamento de Informática da Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública, João Baptista Siu, Chefe do Serviço de Apoio Geral do Fundo das Indústrias Culturais, Lei Veng Hong, Chefe da Divisão de Organização e Informática da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, Chang Tou Keong, Chefe da Divisão de Administração Financeira da Direcção dos Serviços de Finanças, Vong Kok Seng e Lei Chi Fong, Presidente e Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC), Shi Yulin, Administrador Executivo da CEM e João Travassos da Costa, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM. De entre outros convidados também presentes incluiam-se Oscar W.M. Chu, Gerente Geral Adjunto da Sociedade de Abastecimento de Águas de Macau, e membros da CLC incluindo Ada Chan, Fong Kin Fu, Simon Wong, Raymond Wong, Tang Kuok Meng, e também Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM.

Derby Lau afirmou no seu discurso que hoje em dia o desenvolvimento das tecnologias de informação não para de mudar. Através de SEPBox, as empresas podem enviar informação e notificações aos seus clientes mais rapidamente e de forma fiável, através de um meio mais ecológico. Os utilizadores podem também receber informação mais atenpadamente através de uma plataforma segura. Derby agradeceu também à CEM pelo apoio e cooperação com a Direcção dos Serviços de Correios. Através de uma colaboração próxima, a integração do serviço de factura electrónica da CEM no sistema de distribuição electrónica da Direcção dos Serviços de Correios foi completada. Os cidadãos podem agora receber a factura electrónica da CEM depois de efectuarem o registo da SEPBox.

Bernie Leong disse que para aumentar a consciencialização da população sobre poupança de energia e protecção ambiental, a CEM promove sempre de forma activa estas mensagens através de várias actividades promocionais, incluindo o Concurso de Poupança de Energia, o Passeio Energético, a Factura Electrónica, etc.. As empresas enviam em média milhares de facturas impressas todos os meses, o que não só representa um desperdício de dinheiro, como também um peso grande no ambiente. Através da cooperação com a Direcção dos Serviços de Correios, a CEM espera que mais cidadãos de Macau venham a escolher usar a SEPBox para receberem as suas facturas de electricidade e assim promover uma Macau mais verde através da redução da utilização de papel. Bernie Leong concluíu o seu discurso expressando o seu agradecimento à Direcção dos Serviços de Correios por permitir esta oportunidade de cooperação e trabalho em parceria com a CEM na promoção da protecção ambiental, bem como contribuir para construir um nível de vida mais ecológico e com qualidade em Macau. Durante a cerimónia, Gregory Sun, Director Geral dos Serviços de Caixa Postal Electrónica Segura da Direcção dos Serviços de Correios, fez uma apresentação sobre “Plataforma de Distribuição Electrónica”. Após o registo e activação da SEPBox, os utilizadores poderão receber entregas electrónicas das organizações que fazem parte desta plataforma de distribuição electrónica segura e fiável. Para além disso, Joyce Lao, Técnica da Divisão de Gestão de Contactos de Clientes da Direcção de Clientes da CEM, explicou sobre “Como receber a factura de electricidade electrónica através de SEPBox”, e familiarizou os presentes com os procedimentos para solicitarem a factura de electricidade electrónica através de computador e telemóvel. Os passos são muito simples bastando apenas fazer alguns cliques.

Os passos para se solicitar o envio da factura de electricidade electrónica através de SEPBox são muito simples. Em primeiro lugar, os clientes terão de fazer o pedido nos Correios, e em seguida fazer o login em https://sepbox.macaupost.gov.mo ou na Aplicação Móvel, seleccionar “CEM” na secção “Factura e Aviso”, concordar com a Autorização e introduzir o Número de Contrato, clicar “Aplicar” e já está. Os clientes têm no entanto de ter em atenção que quem fizer o pedido de factura de electricidade electrónica tem de ser o titular do contrato. Além disso, a SEPBox pode ser usada quer em computador ou através do download da Aplicação Móvel, permitindo aos clientes verificarem as suas facturas de electricidade a qualquer momento e em qualquer lugar. Para mais detalhes, visite a página de Internet da Direcção dos Serviços de Correios em https://seps.macaupost.gov.mo.