A CEM associa-se ao Corpo de Bombeiros de Macau para realizar um simulacro de incêndio

De modo a testar e avaliar a eficácia dos procedimentos de evacuação de emergência, a Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM) recentemente uniu esforços com o Corpo de Bombeiros de Macau para levar a cabo um simulacro de incêndio na subestação principal da Universidade de Macau na ilha de Hengqin. Este simulacro pretendia reforçar a prontidão em emergência e coordenação das duas partes em caso de acidente. Todo o processo decorreu sem sobressaltos e de modo responsável.

O exercício simulava um cenário em que um quadro de 11kV na subestação principal da Universidade de Macau emitia fumo e activou o sistema de detecção de fumos. De acordo com os procedimentos de emergência, o Centro de Despacho da CEM imediatamente enviou uma Equipa de Emergência e Manutenção ao local para investigar a situação.

O pessoal da linha da frente da CEM em conjunto com a brigada de incêndio tomaram as medidas de emergência necessárias para resolver o problema. Após inspecção e isolamento da corrente no quadro de alta tensão, identificou-se a causa do incidente como tendo sido a falha do pólo terra num cabo de alta tensão num compartimento. A situação foi controlada e o simulacro de incêndio concluido com sucesso.

Este exercício proporcionou uma preciosa oportunidade à CEM e ao Corpo de Bombeiros de Macau para testar a capacidade de resposta dos participantes, e analisar a possiblidade de melhorias. O Corpo de Bombeiros de Macau enviou cinco viaturas de combate a incêndios naquele dia para fazer a extracção do fumo, prevenção do incêndio e evacuação. Todo o exercício durou cerca de uma hora, e envolveu mais de 20 pessoas, tendo decorrido tranquilamente.

Todos os anos, a CEM associa-se ao Corpo de Bombeiros de Macau para efectuar vários tipos de simulacros, tais como um incêndio numa subestação de alta tensão, exercícios de evacuação na Central Térmica de Coloane, no Centro de Despacho e no Edificio CEM, e outros. Além disso, a CEM realiza trimestralmente vários tipos específicos de simulacros para falhas no equipamento da rede de energia, cobrindo instalações operacionais novas e já existentes, com o objectivo de testar e avaliar a eficácia do plano de contingência, bem como reforçar a prontidão em emergência de todo o pessoal participante, e assegurar a estabilidade, sustentabilidade e segurança das instalações de fornecimento de energia em Macau.