Promovendo uma Sociedade Inclusiva, Membros da Associação de Para-olímpicos de Macau participam em estágio na CEM pelo 4º ano consecutivo

Macau, 17 de Setembro de 2013

A CEM associa-se à Associação de Para-olímpicos de Macau (MSO, na sigla inglesa) pelo quarto ano consecutivo para organizar o programa de estágio de quatro meses ‘Estrelas em Potência da CEM’. Sete estagiários com deficiência intelectual vão trabalhar lado a lado com empregados da CEM na Direcção de Recursos Humanos, Direcção de Sistemas de Informação, Direcção de Operação e Manutenção da Rede, Direcção de Aprovisionamento e Logística, Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica, no Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade e no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas. A CEM e a MSO esperam conseguir elevar a confiança e capacidade de adaptação de pessoas com deficiência intelectual ao proporcionar-lhes formação num ambiente real de trabalho e orientação, promovendo também junto do público as suas competências de trabalho, guiando-os para uma vida mais realizada.

A cerimónia de lançamento do programa teve lugar no Edificio CEM hoje pelas 15h30. De entre os convidados de honra incluíam-se Lei Lai Keng, Chefe do Departamento de Emprego da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, Cheong Wai Fan, Chefe do Departamento de Administração e Finanças do Instituto de Acção Social, Chow Pui Leng, Director do Centro de Apoio Psico-pedagógico e Educação Especial da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Lei Chi Fong, Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Ada Lo, Presidente da Comissão Executiva da MSO, Hetzer Siu, Director Nacional da MSO, Franklin Willemyns, Presidente da Comissão Executiva da CEM. Outros convidados incluíram membros da Comissão para os Assuntos de Reabilitação e João Travassos da Costa e Jorge Vieira, Administradores Executivos da CEM.

Desde 2010, o programa ‘Estrelas em Potência da CEM’ já proporcionou estágios a 27 pessoas com deficiência intelectual. Além de lhes estimular a autoconfiança e a adaptabilidade, o programa ajuda também os empregados da CEM a aprender a trabalhar com pessoas com deficiência intelectual, e a tratá-las em igualdade de direitos e oportunidades. O programa de estágio deste ano vai incidir na orientação de um grupo de estagiários que já tiveram emprego, mas cujas competências não se revelaram ainda satisfatórias. A CEM espera que este programa os possa ajudar a desenvolver mais a sua atitude perante o trabalho e as competências necessárias para voltarem a integrar-se na sociedade.

Franklin Willemyns, no seu discurso, agradeceu à MSO pela sua colaboração com a CEM para organizar este programa de estágios tão significativo. Além dos serviços à comunidade e de actividades de beneficiência que desempenha, a CEM tem nos anos mais recentes providenciado oportunidades de estágio a pessoas com deficiência intelectual para as apoiar a arranjar emprego. O programa propõe-lhes desenvolverem ao máximo as suas competências, integrando-os na comunidade e demonstrando publicamente as suas capacidades. Willemyns encorajou todos os estagiários a aproveitarem ao máximo o estágio e a demonstrarem as suas vantagens, e os empregados da CEM a darem uma orientação paciente e cuidada a estes estagiários, de modo a que os efeitos do programa possam ser amplamente sentidos.

Ada Lo agradeceu à CEM por cumprir as suas responsabilidades sociais de forma proactiva, e proporcionar oportunidades de estágio a deficientes intelectuais. A experiência dos estágios e as oportunidades de emprego têm muita importância para eles, pois são uma oportunidade para iniciar uma carreira ou até um ponto de viragem nas suas vidas. Com o apoio entusiástico da CEM e os esforços dos estagiários, cerca de 70% dos estagiários que participaram nos últimos três anos encontraram emprego e mantêm-no, provando o sucesso do programa. A MSO gostaria de continuar este programa de estágios tão significativo, com o objectivo de angariar maior apoio junto da população, e assim construir em conjunto um ambiente de emprego mais harmonioso para pessoas com deficiência intelectual.

A CEM vem colaborando com a MSO desde 1996, recrutando estagiários com deficiência intelectual para o serviço de lavagem de viaturas. Foram também organizadas várias actividades entre o Grupo de Embaixadores da CEM e a MSO, como sejam a “Taça de Atletismo da CEM”, a “Taça de Bowling da CEM”, e a “Taça de Badminton da CEM”. A CEM tem também facilitado viaturas para o “Concurso de Embelezamento de Carros” todos os anos. As pessoas com deficiência intelectual podem conseguir satisfação e aumentar a sua autoconfiança através da participação em vários jogos, durante os quais podem melhorar a sua agilidade fisica, mental, a inteligência, a saúde mental e as competências sociais.