Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável' termina com muito sucesso

Macau, 1 de Setembro de 2013

Com a finalidade de promover junto da população de Macau a cozinha por indução e uma dieta saudável, a CEM e o Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), organizaram em conjunto neste ano a segunda edição do Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’. O concurso que foi realizado pela primeira vez no ano passado continuou a receber o apoio da Associação dos Profissionais de Nutricionismo de Macau. O concurso teve lugar no Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM, na tarde do dia 1 de Setembro, onde vinte e um grupos de concorrentes prepararam pratos deliciosos e saudáveis, com agradáveis sabores.

Do painel de jurados do concurso faziam parte Wong Kuai Leng, Vice-director da Federação das Associações dos Operários de Macau, Lei U Weng, Director da Associação dos Empresários de Restauração de Macau, Tony Chan, Vice-presidente da Associação dos Profissionais de Nutricionismo de Macau, Leung Sau Hong, instrutor do Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM, e Iun Iok Meng, Consultor da Comissão Executiva da CEM. De entre os convidados presentes incluiam-se Lam Heong Sang e Leong Vai Fong, Vice-directores da FAOM, Lam Lon Vai, Membro em funções da FAOM, Lei Chi Fong, Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Ada Chan e Chan Veng Iun, membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Kuong Chi Fong, Director do Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM, Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM. Além de provarem e classificarem os pratos preparados pelos concorrentes no local, os jurados falaram também das suas próprias experiências culinárias e de alimentação saudável.

Iun Iok Meng referiu que mais famílias estão agora a usar fogões por indução, pois são mais seguros e convenientes, mais eficientes a nível energético e fáceis de utilizar. A CEM espera que este concurso possa melhorar a consciência da população sobre a cozinha por indução e a importância de uma alimentação equilibrada. Iun agradeceu ainda ao Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM pelo seu inteiro apoio, tendo disponibilizado as suas instalações e equipamento para realizar o concurso. A sua gratidão estendeu-se aos jurados, que disponibilizaram tempo das suas agendas ocupadas para se juntarem a este evento, e aos concorrentes pela sua participação e esforços na preparação de pratos saudáveis com enorme criatividade para promoção de um estilo de vida saudável junto do público. Kuong Chi Fong referiu que o Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM tem oferecido vários cursos de formação para estimular talentos para a restauração local. Este organismo tem também apresentado a sua preocupação com a saúde dos trabalhadores de catering e o seu ambiente de trabalho. Alguns restaurantes mudaram já para fogões eléctricos, que produzem menos ruído e gases nocivos, e fazem baixar a temperatura na cozinha. Todas estas características melhoram em grande escala a saúde dos trabalhadores na cozinha e beneficiam o ambiente. Por esse motivo, o Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM usa agora equipamento eléctrico.

Além disso, o Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da FAOM tem vindo a promover uma alimentação saudável nos últimos anos, utilizando mais vegetais e frutas do que carne durante as suas aulas de culinária. Os instrutores partilham também como utilizar menos óleo, sal e açúcar, favorecendo a comida cozida, cozida a vapor e assada, para que as pessoas alterem a sua percepção de que a comida saudável não tem sabor. O concurso de cozinha estava aberto ao público em geral: qualquer pessoa com mais de 18 anos, exceptuando cozinheiros profissionais, podia participar no concurso. Aos participantes, pedia-se que concebessem um prato ecológico e saudável, e os jurados seleccionariam os concorrentes com base no conteúdo nutricional e na concepção do prato. Foram finalmente escolhidos 21 grupos de concorrentes para participarem no concurso. Para favorecer a harmonia familiar, o concurso encorajava os concorrentes a trabalharem em equipa com outro membro da sua família para preparar os pratos, uma abordagem diferente do ano passado. Os participantes podiam fortalecer os seus laços trabalhando em conjunto e recebendo pontuação extra. No final, participaram 11 grupos como equipa familiar, o que tornou o evento caloroso e animado.

Todos os participantes no concurso utilizaram ingredientes altamente nutritivos e cozinharam-nos com maestria e criatividade. Após uma disputa intensa, os jurados escolheram os vencedores de cada um dos prémios, como se segue:

PrémiosConcorrentes Prémios
OuroShee Va & Lou Chon Hei Cupão de MOP3000 para aquisição de electrodomésticos + Certificado
PrataHo Sio Weng & Choi Lai I Cupão de MOP2000 para aquisição de electrodomésticos + Certificado
BronzeLeong Keng Seong & Fok Chi Man Cupão de MOP1000 para aquisição de electrodomésticos + Certificado
Conceito VerdeHo Sio Weng & Choi Lai I Cupão de MOP1000 para aquisição de electrodomésticos

Excelência

Wong Un Man & Cheong Wun Teng Cupão de MOP500 para aquisição de electrodomésticos

Chio Mei Ha
Ieong San Mui & Cheang Cheok Weng
Kuan Kim Fei
Au Ieong Kin Hou & Chan Sio In

Cozinhar por indução é mais saudável e ecológico do que cozinhar com chama. Mantém a cozinha a uma temperatura mais agradável, criando um ambiente mais relaxante e tornando o processo mais divertido. Além disso, os fogões por indução são mais seguros do que os fogões a gás, pois a chama pode ser arrastada pelo vento. Na maioria dos fogões por indução é possível controlar o tempo e a temperatura, poupando aos utilizadores a preocupação de estarem atentos à chama, e portanto, são uma boa ajuda para o quotidiano. Por outro lado, ao cozinhar com um fogão por indução, o calor é transmitido de forma uniforme ao fundo dos utensílios, o que pressupõe utilizar menos óleo de cozinha. Desta forma, minimiza os fumos e mantém a cozinha limpa, fazendo com que seja mais saudável do que a forma tradicional de cozinhar.