A CEM realiza Cerimónia de Atribuição dos Prémios de Excelência de Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade

Macau, 28 de Junho de 2013

A Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM), tendo por finalidade encorajar fornecedores e empreiteiros a ter melhores desempenhos e a manter-se sempre vigilantes, criou, desde 2008, os Prémios de Excelência de Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade. A cerimónia de atribuição dos prémios realizou-se hoje no Centro de Convenções e Entretenimento da Torre de Macau, como forma de reconhecimento do desempenho de empreiteiros e fornecedores, bem como dos empregados. De entre os convidados presentes na cerimónia incluiam-se o deputado Mak Soi Kun, o Vice-director da Direcção dos Serviços Para os Assuntos Laborais, Teng Nga Kan, o representante da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Chan Kwok Ho, o Chefe do Gabinete Para os Assuntos de Saúde, Segurança e Ambiente da Universidade de Macau, Michael Leung, o Presidente da Associação de Segurança e Saúde Ocupacional de Macau, Kou Chi Leong, o Técnico Sénior do Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional da Direcção dos Seviços Para os Assuntos Laborais, Chui Ka Shing, o Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Lei Chi Fong e os Administradores Executivos da CEM, João Travassos, Bernie Leong e Jorge Vieira. No seu discurso, João Travassos referiu que a CEM sempre se tem empenhado na promoção de uma cultura mais amiga do ambiente, e de maior consciência em termos de segurança e da importância da qualidade do serviço. Com este objectivo, foram implementados vários projectos e medidas para promoção de uma cultura de segurança e saúde ocupacional de modo a se alcançar um registo óptimo de zero acidentes no local de trabalho. A CEM orgulha-se de anunciar publicamente que atingiu esse objectivo em 2012. No dia de hoje, a CEM regista a inexistência de acidentes por mais de 700 dias, enquanto que todos os departamentos e gabinetes de apoio atingiram um recorde de não-absentismo e não ocorrência de acidentes por mais de 2350 dias. A descida na taxa de acidentes reflecte o sucesso dos projectos e iniciativas levadas a cabo pela CEM ao longo dos anos, que assumiram um papel preponderante na promoção da segurança no seio da comunidade. No futuro, a CEM vai continuar os seus esforços na promoção da protecção ambiental no seio da empresa, focalizando-se na segurança e serviços de excelência para manter um desempenho de topo em termos de saúde e segurança. A CEM vai colaborar de forma estreita com os seus parceiros de negócio para promover a segurança ocupacional e a protecção ambiental na execução dos seus projectos, para estimular o desenvolvimento sustentável em Macau. Por fim, Travassos congratulou as empresas vencedoras e os empregados da CEM, na expectativa de que continuem a contribuir para a cultura de segurança e saúde ocupacional em Macau, e agradeceu encarecidamente aos jurados pelo seu total apoio a esta competição. O painel de jurados era composto por representantes da Direcção dos Serviços Para os Assuntos Laborais, da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, da Universidade de Macau, da Associação de Segurança e Saúde Ocupacional de Macau, bem como um representante da CEM. As empresas vencedoras foram: Prémio de Excelência de Saúde e Segurança 2011/2012 • Carrier Hong Kong Limited • Nari Group Corporation • Alfa Laval (China) Limited • Power Automation Pte Ltd Prémio de Excelência Ambiental 2011/2012 • Carrier Hong Kong Limited • Alfa Laval (China) Limited • Nari Group Corporation

Certificado de Reconhecimento de Saúde, Segurança e Ambiente 2011/2012 • Ever Billion Technology Limited • Source Tech, Limitada • Yat Fung Engineering Limited

Além disso, a CEM realiza com frequência cursos sobre segurança e saúde para os seus empregados, e estabeleceu a atribuição de prémios para melhorar a consciência dos quadros de topo e dos empregados em geral sobre a protecção ambiental e a segurança e saúde ocupacional, e assim reduzir a incidência de acidentes de trabalho. Após a apreciação do júri, as propostas vencedoras e empregados incluiram: Prémio de Excelência Ambiental 2011/2012:

• Proposta vencedora: Reduzir a impressão de documentos para ordens de instalação de contadores. Departamentos vencedores: Direcção de Clientes; Direcção de Sistemas de Informação

Prémio de Excelência de Qualidade 2011/2012:

• Proposta vencedora: Melhoramento do Planeamento e Qualidade de Produção e Despacho. Departamentos vencedores: Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica; Direcção de Geração • Proposta vencedora: Novo portal do cliente e-Serviços. Departamentos vendedores: Direcção de Clientes; Direcção de Sistemas de Informação • Proposta vencedora: Ferramentas de análise de utilização ilegal de electricidade. Vencedor: Freddie Tang da Direcção de Clientes