A CEM e a Associação de Comércio e Indústria da Zona Norte de Macau organizam em parceria seminário sobre ‘Poupança de Energia e Segurança'

Macau, 13 de Junho de 2013

Tendo como objectivo promover o conhecimento sobre o consumo de energia e segurança junto dos clientes comerciais, consolidar a promoção da manutenção das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, apresentar as razões que levam às interrupções programadas do fornecimento de energia e dar a conhecer os serviços ao cliente prestados pela CEM, esta e a Associação de Comércio e Indústria da Zona Norte de Macau juntaram-se para realizar um seminário sob o mote ‘Poupança de Energia e Segurança’ no Centro de Educação Contínua, hoje de tarde.

No seminário estiveram presentes Wong Kin Chong e Ma Kin Cheong, respectivamente Presidente e Director-geral da Associação de Comércio e Indústria da Zona Norte de Macau. De notar também a presença do Consultor da Comissão Executiva da CEM Iun Iok Meng, do Director da Direcção de Clientes da CEM Keegan Cheang e a Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM Cecilia Nip.

Iun Iok Meng salientou o continuado compromisso da CEM em divulgar informação correcta sobre o consumo de energia junto dos residentes e sector empresarial, através de vários canais de comunicação. O seminário permitiu que ambos, residentes e empresas, transmitissem directamente aos representantes da CEM as suas perspectivas, reforçando assim a comunicação e o relacionamento da Empresa com o público.

Wong Kin Chong agradeceu o apoio da CEM, e salientou que a CEM poderá proporcionar uma oportunidade para que os membros comuniquem com os representantes da CEM. Esse facto veio reforçar a compreensão da comunidade de residentes e empresas da Zona Norte sobre a segurança na utilização da energia, dando-lhes uma plataforma que promove a comunicação eficaz entre os seus membros e a CEM.

Keegan Cheang afirmou ainda que, dada a grande importância que a CEM atribui às PME’s da Zona Norte, organizou este seminário para reforçar a comunicação com os clientes comerciais nesta zona, encorajando as PME’s a poupar energia e a seleccionar aparelhos eléctricos adequados e seguros. Entretanto, o entendimento da importância da manutenção e gestão das infraestruturas públicas de energia eléctrica é crucial para que o quotidiano da população não seja afectado pela falta de manutenção.

Durante o seminário, Cecilia Nip encorajou os presentes a participarem no Concurso de Poupança de Energia de Macau. Para além de contribuirem para a protecção do ambiente, os concorrentes poderão também ganhar fabulosos prémios. O Concurso processa-se com as seguintes categorias: Grupo Residencial, Grupo Edifícios Públicos, Grupo Restaurantes, e Grupo Hotéis. A comparação será efectuada pelo consumo de energia eléctrica dos seis meses consecutivos de facturação entre Maio e Outubro de 2013, com o período homólogo de 2012, e serão vencedores os que conseguirem poupar uma maior percentagem de energia. Os clientes podem obter mais informações sobre o Concurso de Poupança de Energia de Macau 2013 em www.cem-macau.com, e inscrever-se no próprio website da empresa. A data limite para inscrição é 31 de Julho.

No seminário, o Engenheiro da Divisão de Serviços de Contagem da Direcção de Clientes da CEM, Sin Ka Man, apresentou algumas medidas práticas de poupança de energia no Verão. Depois, o Engenheiro Clark Tang, também da Direcção de Clientes da CEM falou sobre a manutenção e gestão das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, aproveitando a oportunidade para explicar os diferentes tipos de instalações eléctricas, e as responsabilidades de cada um na sua conservação, os problemas mais comuns na manutenção e a seriedade de cada um deles. A Gestora-assistente da Divisão de Contacto de Clientes da Direcção de Clientes da CEM, Deolinda Ma informou os participantes sobre a aplicação móvel utilizada para aceder aos e-Serviços e respondeu às perguntas mais comuns sobre o programa de subsídio do governo.

No final, Eddey Chan, Engenheiro Sénior da Direcção de Planeamento, Engenharia e Construção da CEM explicou as razões da ocorrência de interrupções programadas do fornecimento de energia, e dos seus procedimentos. É inevitável suspender o fornecimento de energia temporariamente, por forma a melhorar a estabilidade do fornecimento. Por exemplo, a manutenção preventiva e os projectos destinados a reforçar o sistema de distribuição de energia não podem ser concluídos sem se suspender o fornecimento. De modo a minimizar os inconvenientes para os clientes, a CEM assegurar-se-á de que as interrupções serão efectuadas de modo controlado e executadas de forma precisa. Antes de proceder à interrupção do fornecimento de energia, a CEM distribui avisos pelos clientes afectados.