Assembleia Geral Anual da CEM

Macau, 26 de Março de 2013

A Assembleia Geral Anual da Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) teve lugar hoje no Edifício CEM.

A Assembleia Geral aprovou o Relatório Anual de 2012. Em 2012, o consumo bruto total atingiu os 4344 GWh, o que representa um aumento de 8,5% comparativamente a 2011. O pico de procura também aumentou para 757 MW, um crescimento de 4,4%.

Ao longo de 2012, o preço das fontes primárias de energia continuou a sua tendência de subida, e atingiu repetidamente novos recordes. Os preços desfavoráveis do petróleo e a indisponibilidade do gás natural fizeram com que a CEM privilegiasse a importação de electricidade, alcançando um recorde de 88,8% (3855 GWh) das necessidades energéticas de Macau.

Durante 2012, a CEM conseguiu desempenhos notáveis em termos de fiabilidade de fornecimento, qualidade de serviço e saúde e segurança no trabalho. Atingiu um Índice de Disponibilidade Média do Serviço de 99,9999% , o melhor nível de sempre de satisfação do cliente de 87,6%, e zero acidentes no local de trabalho.

O lucro líquido final em 2012 foi de 548 milhões de patacas, enquanto o investimento total chegou aos 980 milhões de patacas . O investimento total foi 79% superior ao lucro anunciado. Os principais projectos incluiram a Subestação Lótus, e a segunda interligação de 220kV entre Guangdong e Macau. Estes investimentos afirmaram-se essenciais para um aumento de 67% da capacidade operacional de importação.

Outro projecto importante foi a subestação de 110 kV no novo campus da Universidade de Macau na Ilha da Montanha, e a correspondente rede de distribuição de 11 kV e interligação com Macau, que se espera esteja concluída no segundo trimestre deste ano.

Adicionalmente, a CEM envidou todos os seus esforços para manter as tarifas estáveis para a população de Macau. Com o apoio do Governo da RAE de Macau, a CEM contribuiu com a atribuição de importantes descontos na Cláusula de Ajustamento da Tarifa até 28%, que beneficiaram 99% dos clientes. Este facto é notável, num ambiente económico onde o gás natural não esteve disponível, e os preços médios do petróleo em 2012 atingiram os seus níveis mais elevados de sempre.