‘Concurso de Poupança de Energia de Macau 2012' chegou ao fim com grande sucesso, resultados superam anos anteriores

Macau, 26 de Fevereiro de 2013

A cerimónia de entrega de prémios do ‘Concurso de Poupança de Energia de Macau 2012’ teve lugar hoje, com a divulgação dos resultados. O concurso baseou-se na comparação da energia eléctrica consumida pelos participantes entre Junho e Novembro de 2012, com o mesmo período de 2011. No final de Janeiro, os resultados do concurso foram analisados pelo júri, composto pelo Presidente da Associação de Poupança de Energia de Macau, Kwok Lam Sek, o membro da Comissão Executiva do Conselho do Consumidor de Macau, Lewis Chan, o Vice-presidente da Associação de Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau, Chan Veng Iun, o Presidente da Associação de Profissionais de Electromecânica de Macau, Cheang Io Tung, e o Director Interino da Associação de Construção de Macau, Andy Tam.

No seu discurso, o Administrador Executivo da CEM, Jorge Vieira agradeceu ao Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético pelo seu apoio, assim como à União Geral das Associações de Moradores de Macau, Associação de Gestão Imobiliária de Macau, Associação dos Comerciantes de Restauração de Macau, Associação dos Hoteleiros de Macau, e Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, pelo esforço conjunto desenvolvido em prol deste concurso. Agradeceu também ao júri deste concurso, que incluia representantes do Conselho do Consumidor de Macau, da Associação de Poupança de Energia de Macau, da Associação de Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau, da Associação de Profissionais de Electromecânica de Macau e da Associação de Construção de Macau. A CEM espera que este concurso seja uma oportunidade para dirigir a atenção do público em geral, sobretudo os intervenientes no mercado da gestão imobiliária, hospitalidade e restauração, a concentrarem-se na poupança de energia.

Para encorajar os cidadãos a adquirirem o hábito de poupar energia, a CEM introduziu um novo grupo no concurso, o grupo ‘Residencial’, para o ano de 2012, que atraiu a participação de 1529 clientes residenciais. Outros grupos incluem ‘Edificios de Serviços Públicos’, ‘Restaurantes’ e ‘Hotéis’, que tiveram a participação de 350 edifícios, 35 restaurantes e 32 hotéis, respectivamente. Os resultados indicaram que todos os participantes pouparam um total de perto de 14 milhões de kilowatt/horas (kWh) de energia eléctrica em 6 meses de 2012, comparando com a utilização durante o período homólogo de 2011. O grupo residencial destacou-se como campeão, poupando o maior volume de energia eléctrica, chegando até 69%, e provando assim que a consciência de conservação de energia dos cidadãos é bastante elevada. Entre os 1529 residentes participantes, 866 pouparam um total de quase 400.000 kWh de energia. O vencedor do grupo residencial, o Sr. Kuong Wai Lok, partilhou com entusiasmo a sua experiência, dizendo que qualquer pessoa pode encontrar a forma mais adequada de poupar energia, desde que dedique um pouco do seu tempo a este assunto. Ele decidiu reduzir o uso do ar condicionado, ou mesmo desligá-lo, e passou a utilizar a ventoinha para poupar, após participar no concurso. Reduziu também o uso diário de lâmpadas, e substituiu as lâmpadas normais por economizadoras ou iluminação LED.

O consumo de energia no sector comercial é muito mais elevado do que no sector residencial. A maioria dos participantes nos grupos ‘Edifícios de Serviços Públicos’ e ‘Restaurantes’ referiram que fizeram um esforço para conservar energia adoptando medidas que incluiram aumentar a temperatura do ar condicionado, substituir os antiquados tubos de luz fluorescente por lâmpadas economizadoras, reduzir o tempo de utilização dos aparelhos eléctricos, e aumentar a formação para os empregados.

No grupo ‘Hotéis’, o MGM Macau conseguiu poupar o maior volume de energia eléctrica, e por isso foi-lhe atribuído o ‘Prémio de Conceito de Poupança de Energia’. O Director de Gestão de Instalações do MGM Macau, Peter Chan, partilhou as sugestões e experiência da sua empresa na conservação de energia. Referiu ainda que além de designar uma empresa de consultadoria para se ocupar da poupança de energia, outras subdivisões a cargo da Gestão de Instalações também participaram no esforço e continuaram a melhorar a utilização dos equipamentos. Desta forma, o MGM Macau reduziu o consumo de energia eléctrica em 4,7 milhões de kWh em 6 meses de 2012, comparando com 2011, e assim alcançou o título de hotel com o maior corte no consumo de energia eléctrica.

Além do júri deste concurso, estiveram também presentes na cerimónia de entrega de prémios, o Presidente da União das Associações de Comerciantes de Restauração de Macau, Lei U Weng, o Vice-presidente da Associação de Gestão Imobiliária de Macau, William Yong, o Vice-presidente da União Geral das Associações de Moradores de Macau, Simon Wong, a Técnica do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Kina Lei, o Consultor da Comissão Executiva da CEM, Iun Iok Meng, o Director da Direcção de Clientes da CEM, Keegan Cheang e a Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM, Cecilia Nip.

Concurso de Poupança de Energia em Macau 2012 –

Lista de Premiados

Residências Domésticas

Vencedor Kuong Vai Lok