A CEM alcançou um registo de ‘Zero Acidentes', destacando-se em termos de cultura de segurança empresarial

Macau, 8 de Janeiro de 2013

Sendo uma das principais companhias de serviço público em Macau, a CEM tem procurado alcançar um registo de ‘zero acidentes’ ao longo dos últimos 10 anos. As estatísticas mostram que atingiu um registo de ‘acidentes sem absentismo’ por mais de 550 dias (18 meses). Simultaneamente, todos os departamentos e gabinetes de apoio atingiram também um notável recorde de ‘acidentes sem absentismo’ de 2190 dias (73 meses).

O Administrador Executivo da CEM, João Travassos da Costa, afirmou que a CEM tem vindo a dar prioridade à cultura de segurança há 10 anos, e a sua estratégia é assegurar que todos são responsáveis pela implementação de segurança. É também primordial que os próprios corpos directivos liderem essa jornada para elevar os níveis de segurança, e que não tolerem condutas ilegais e comprometedoras da segurança. É sua convicção de que o sucesso da CEM na obtenção destes altos parâmetros de segurança advém da cooperação estreita entre empregados profissionais e empreiteiros, bem como aos esforços constantes da empresa para fortalecer a sua cultura de segurança.

As estatísticas indicam que o número de ‘acidentes sem absentismo’ tem decrescido substancialmente ao longo dos últimos 10 anos. Em 2001, houve 15 acidentes, mas graças ao empenho da CEM nesse período, houve apenas 2 acidentes em 2010. Em 2012, não se registaram quaisquer acidentes. Pela primeira vez, a CEM atingiu o recorde de um ano inteiro de calendário sem acidentes de trabalho.

João Travassos salientou ainda que para melhorar a consciência de segurança e saúde ocupacional dentro da empresa, a CEM organiza com regularidade várias actividades de segurança para empregados, executivos e empreiteiros, assim melhorando a sua consciência de segurança e aumentando a segurança pública. Tendo em vista atingir progressos continuados, a CEM tem organizado e participado em diversos eventos: Reunião da Comissão da Direcção, Sistema de Gestão de Segurança, Formação de Segurança e Certificação de Competência, Concurso de Desafio de Segurança, Relatório de Situações Inseguras e de Eventual Risco, Reflexão de Segurança, Auditoria Interna/Externa, Conversas de Segurança no Trabalho, Inspecções de Segurança, Campanha de Segurança em Primeiro Lugar, Projecto de Melhoria de Segurança, Identificação de Riscos, Análise de Risco, Controlo de Risco, Seminário de Segurança, Comissão de Segurança e Saúde Ocupacional, Carta de Segurança e Saúde Ocupacional, Inspecções de Segurança, Saúde e Ambiente, Plano de Comunicação para Sensibilização e Cultura de Segurança, Competição de Segurança, Prémios de Segurança, Saúde, Qualidade e Ambiente, etc.

Entretanto, todos os anos os empregados da CEM participam no Concurso de Conhecimentos de Segurança de Guangdong, Hong Kong e Macau, organizado pela Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais. A CEM orgulha-se de poder dizer que a empresa foi a vencedora do grupo ‘Empresas’ na região de Macau, pela terceira vez consecutiva.

A CEM preocupa-se com as comunidades de todos os sectores da sociedade, e procura fomentar junto delas a cultura de Segurança, Saúde e Ambiente. Em Novembro de 2012, a CEM organizou o primeiro ‘Seminário de Partilha de Experiências em Segurança, Saúde e Ambiente’em Macau. Foram convidadas 20 organizações, tendo participado no evento mais de 50 pessoas, incluindo profissionais e quadros executivos. João Travassos afirmou que o seminário se destinava não apenas a fortalecer a cooperação da CEM com os seus parceiros de negócio, mas pretendia também fomentar padrões de vida seguros e de nível elevado para a população de Macau. Com vista no futuro, a CEM vai colaborar de forma mais estreita com os seus empregados e empreiteiros, com o intuito de promover um crescimento sustentável de Macau.